TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preservação Do Meio Ambiente

Monografias: Preservação Do Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

ainda não recebem destinação adequada, o que nos leva a crer que além de uma legislação sobre esse problema precisamos de educação e de responsabilidade sobre o ambiente em que vivemos.

ALUNA-VERACI WEISE

CURSO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA TURMA 2013

POLO- FAXINAL DO SOTURNO

A interferência do homem e o equilíbrio ecológico

Com base no texto “A posição do ser humano no mundo e a crise ambiental Contemporânea” e os conteúdos estudados até o momento (resíduos sólidos, resíduos líquidos, poluição da água, poluição

O meio ambiente é o conjunto dos elementos e fatores físicos, químicos e biológicos, naturais e artificiais, necessários à sobrevivência das espécies. O conjunto de relações harmônicas entre os seres vivos e destes com o meio ambiente chama-se "equilíbrio ecológico". No transcorrer da história ocorreram diversas intervenções do homem na natureza, muita delas provocando danos ambientais Infelizmente, ao longo do tempo, o homem provocou mudanças nos diversos ecossistemas, a maior parte das vezes, de uma maneira negativa. O modelo de crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios. Se, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia a dia. Diante dessa constatação, surge a idéia do desenvolvimento sustentável, buscando conciliar o desenvolvimento econômico à preservação ambiental e, ainda, ao fim da pobreza no mundo. Fortalece-se a percepção de que é certo desenvolver, sim, mas sempre em harmonia com as limitações ecológicas do planeta, ou seja, sem destruir o ambiente, para que as gerações futuras tenham chance de existir e viver bem, de acordo com as suas necessidades (melhoria da qualidade de vida e das condições de sobrevivência).. Contudo, devido à sua inteligência e habilidade, possui também capacidade suficiente para solucionar os problemas que ele mesmo criou, gerando soluções, propondo modelos e aplicando estes conceitos. Nos últimos anos, a preocupação em defender a natureza passou a ser mundial, devido a afirmações aterradoras como, nosso planeta está poluído, sua temperatura se eleva, as erosões progridem, as áreas agrícolas irrigáveis diminuem, a população aumenta e os ecossistemas sofrem efeitos devastadores. O homem não tem uma relação harmoniosa com o meio ambiente e ele começa a cobrar seu preço, já percebemos que a ética ambiental é de grande importância na sobrevivência do ser humano, não se pode negar o progresso e a tecnologia mas a relação sustentável precisa ser respeitada. Uma das principais armas no objetivo de preservação do ambiente onde vivemos é a legislação, claro precedida de uma educação nesse sentido. A educação ambiental é parte vital e indispensável na tentativa de se chegar ao desenvolvimento sustentável, pois é a maneira mais direta e funcional de se atingir pelo menos uma de suas metas: a participação da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com