TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principal Papel Da Internet

Artigo: Principal Papel Da Internet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 3

O principal papel da internet é a divulgação. Estamos vivenciando um período de muitas reivindicações e manifestos, mas esses fatos sociais só acontecem com a proliferação das informações para que a sociedade possa tomar conhecimento do que está acontecendo. Sucede, que a internet e as redes sociais como meio de comunicação tem o papel de incentivar, comunicar, apoiar, desconsiderar e reivindicar.

Os protestos no Brasil são varias manifestações populares por todo o país que inicialmente surgiram para discutir e buscar seus direitos como um cidadão. As manifestações evoluíram como uma espiral, ampliando a cada momento o número e a diversidade dos participantes, incluído, a partir da redução da tarifa dos transportes, demandas diversificadas, embora tendo como postura comum a cobrança de direitos que estavam sendo desrespeitado.

Uma pauta coletiva, envolvendo direitos cidadãos à saúde, educação, transporte e segurança de qualidade foi-se afunilando ao longo do tempo. Majoritariamente composta por jovens que nunca haviam participado de manifestações políticas, mobilizados por intermédio das redes sociais, uma multidão crescente e diversificada ocupou os espaços públicos e passou a vocalizar suas demandas, fenômeno que tem sido chamado de “voz das ruas”.

Há alguns dias o Brasil está vivendo sob inúmeras manifestações sociais, as quais estão repercutindo não somente em nível nacional, como também, na esfera internacional. A princípio, imaginou-se que o objetivo dessas manifestações, as quais ganharam as ruas de várias cidades brasileiras, fosse único e exclusivamente o aumento tido por exagerado na tarifa do transporte coletivo urbano em algumas dessas cidades nacionais. Constatou-se, porém, aos poucos, que o horizonte dos objetivos dessas manifestações é bem mais extenso do que aquele anteriormente imaginado.

A desconfiança em relação às instituições públicas e privadas ficou patente, e, por trás das reivindicações de direitos denegados, a multidão exigia o aprofundamento da democracia, por meio de processos decisórios transparentes e participativos, nos quais as prioridades coletivas não fossem constantemente solapadas pelos interesses empresariais. Para isso, foi exigido dos governantes vir a público e, pela primeira vez, prestar contas de seus atos nos contratos para o transporte público.

Uma das questões que merece análise e reflexão foi a explosão de violência nas ações policiais, mostrando que a polícia militar ainda é uma herança da ditadura, voltada para a repressão da população e defesa do Estado. A truculência policial que é cotidianamente vivenciada nos bairros pobres das periferias e favelas transbordou esses limites, mostrando-se sem rebuços nas imagens que se espalharam pelo país. Por outro lado, assistiu-se a um fenômeno novo, que foi a presença de grupos de manifestantes que enfrentaram a polícia e destruíram bens públicos e privados em torno das manifestações, majoritariamente pacifistas.

Identificados genericamente como vândalos pela mídia, a composição desses grupos começa a ser investigada tanto pela polícia como pelos cientistas sociais.

O termo vandalismo é definido no Dicionário do Aurélio como “Destruição daquilo que, por sua importância tradicional, pela antiguidade ou pela beleza, merece respeito”. Talvez aí encontremos a principal pista para desvendar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com