TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios Éticos Na Atuação Do Orientador Educacional - Cap. 2 (Orientação Educacional Na Prática - GIACAGLIA E PENTEADO, 2006).

Exames: Princípios Éticos Na Atuação Do Orientador Educacional - Cap. 2 (Orientação Educacional Na Prática - GIACAGLIA E PENTEADO, 2006).. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  2.647 Visualizações

Página 1 de 2

O trabalho do Orientador Educacional (O.E.) envolve muita responsabilidade, complexidade, formação e traços de personalidade, pois esse profissional está lidando com pessoas e essa atuação deve estar calcada em princípios éticos, por essa razão a Federação Nacional dos Orientadores Educacionais entendeu por bem redigir o Código de Ética dos Orientadores Educacionais publicado em 1979. Com base na leitura de Giacaglia & Penteado (2006, p.16), elucidando sobre a questão, discorre que, "[...] como a interação do O.E. com os orientandos se caracteriza pelo seu caráter de relação de ajuda, tanto o aluno pode expor, espontaneamente, fatos ou situações de cunho pessoal e familiar [...], necessitando então, de uma atuação sigilosa, baseada em princípios éticos.”.

A partir de reflexões sobre subsídios apresentados anteriormente, pode ser considerado que o sigilo é um dos principais critérios, assim que, todo relatório ou questionário sobre alunos, professores e familiares devem ser bem acondicionados em arquivos com chave para que outras pessoas não tenham acesso. Caso algum professor precise de alguma informação sobre determinado aluno, o O.E. deva fazer um relatório com o que será relevante para o professor, nunca passar os prontuários com informações sigilosas. Por ponderar que a ética nesse procedimento há de se considerar o "efeito Rosenthal" que consiste em sugestionar determinados comportamentos de alunos, cria se falsas expectativa nos professores de que esses alunos poderão ter algum tipo de fracasso confirmado à profecia de insucesso desse aluno ou grupo de alunos. (GIACAGLIA & PENTEADO, 2006). Sendo assim, atualmente a formação do pedagogo terá como base comum a docência e dentre as atividades docentes podem-se destacar o planejamento, execução, coordenação, acompanhamento, avaliação, produção, orientação, supervisão em áreas de serviços pedagógicos ou espaços que estejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Considerado basicamente a conduta ética profissional do Orientador Educacional não deve se esquece de ressaltar algumas condutas pessoais que é necessário a esse profissional, devido às múltiplas relações com as pessoas que o cercam e, que fazem parte de diferentes faixas etária, níveis socioeconômico e cultural. Assim, na atuação profissional do Orientado Educacional é imprescindível que ele atue dentro de uma postura ética e sigilosa. Levando em estima à posição que sua função lhes dá, a de um profissional que adentra a particularidade do aluno e de todo seu grupo família. Logo é de obrigatoriedade uma ação pautada nos diversos princípios contidos no código de ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com