TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O orientador educacional na sua prática escolar

Por:   •  19/5/2015  •  Resenha  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  962 Visualizações

Página 1 de 2

O ORIENTADOR EDUCACIONAL NA SUA PRÁTICA PROFISSIONAL

Antes tido como responsável por encaminhar os alunos considerados “problemas” a psicólogos, o orientador educacional ganhou uma nova função, hoje ele trabalha para intermediar conflitos escolares e ajudar os professores a lidar com alunos com dificuldades de aprendizagem.

Embora esse profissional não esteja presente em todas as escolas, mas sempre tem um professor coordenador que faz esse tipo de atuação como orientador educacional.

A escola onde ele estudou não é a mesma que ele atua, as famílias não são mais as mesmas, tida antes como apoiadora da escola, hoje em sua grande maioria elas vão á escola para criticar ao invés de apoiar, sendo assim o orientador educacional faz este elo entre a escola e a comunidade, procurando resolver os conflitos existentes entre eles.

Cabe a esses profissionais um conhecimento de várias competências no momento atual, este desenvolvimento de competência deve estar atrelado a uma prática teórica, por isso que os conceitos decorados não contam mais, o que conta é a prática atrelada à teoria. Embora o ensino oferecido nas escolas é muito conteudista , dificultado assim atrelar a prática com teoria estudada.

A educação precisa ser contextualizada, ou seja, todo conhecimento a partir das interações com o mundo físico e social do seu contexto. Revendo as gerações nas escolas que são diversificadas e vão das tradicionais á inovadora e é preciso levar em consideração essa diversidade. O Mundo está em constantes mudanças, logo as pessoas que nele vive também mudam por isso o orientador educacional deve estar preparado para lidar com essas mudanças, de forma, a saber, que essas mudanças influenciam diretamente o processo de ensino-aprendizagem do aluno. E que precisa estar atento e atualizado para realizar um trabalho eficiente e eficaz.    

Os projetos pedagógicos tem sido cada vez mais pautados pela psicologia do desenvolvimento, influenciado pelos teóricos construtivistas, como Jean Piaget (1896-1980), Lev Vygosstky (1896-1934) e Henri Wallon (1879-1962). Compreendendo que cada comportamento também está relacionado à idade que cada indivíduo se encontra em seu processo de desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com