TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do orientador educacional junto à família e suas atribuições

Por:   •  22/9/2015  •  Monografia  •  11.652 Palavras (47 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 47

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES

PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU”

AVM FACULDADE INTEGRADA

O papel do orientador junto à família e suas atribuições

Por: Daniel Cabral Villela

Orientadora

Prof.ª Maria Esther de Araujo

Rio de Janeiro

2012

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

AVM FACULDADE INTEGRADA

O papel do orientador junto à família e suas atribuições

Apresentação de monografia à AVM Faculdade Integrada – Universidade Candido Mendes como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Orientação Educacional e Pedagógica

 

Por: Daniel Cabral Villela


AGRADECIMENTOS

Agradeço a todos aqueles que colaboraram para que este projeto fosse feito da melhor maneira possível. Não posso deixar de agradecer aos professores e alunos que ajudaram com suas idéias ao longo desses anos.

DEDICATÓRIA

Dedico este projeto à minha família e amigos que sempre estiveram comigo, tanto nos momentos felizes quanto nos mais difíceis. Aproveito para fazer uma homenagem aos familiares que já se foram e que jamais serão esquecidos.

RESUMO

A pesquisa realizada neste projeto procurou levantar a opinião de alunos, além de professores de diferentes matérias da escola em análise. As perguntas tinham o objetivo de compreender como o orientador educacional e pedagógico é visto por todos aqueles que fazem parte do âmbito escolar. Busquei fazer perguntas que fossem diretamente relacionadas às situações vividas diariamente e perceber as carências da escola. O primeiro anexo corresponde às perguntas feitas aos alunos e suas visões a respeito das atribuições do orientador. Já o segundo anexo corresponde às perguntas realizadas aos docentes e seus pontos de vista sobre o papel do orientador.

Ao final do levantamento, pude perceber que tanto os alunos quanto os professores acreditam que quanto mais o orientador se mostrar presente no dia-a-dia da escola, maior será a contribuição do mesmo para o desenvolvimento dos educandos e, junto a isso, facilitará, em certas ocasiões, possíveis problemas que possam surgir relacionados à disciplina e/ou relações interpessoais. Da mesma forma, pude perceber que todos eles gostariam que o orientador participasse mais ativamente das atividades extraclasse, o que rompe com o paradigma de que o orientador é meramente um “disciplinador”. Suas reais funções vão além da sala de aula, podendo, inclusive, atingir as famílias dos alunos e, por consequência, suas comunidades. Em outras palavras, suas tarefas refletem diretamente na conscientização social e na melhoria da instituição escolar.

METODOLOGIA

        Irei basear-me em dados coletados através de pessoas que façam parte de escolas com ênfase no Ensino Fundamental e Médio através de questionários e entrevistas, além de fazer uso de referências bibliográficas especializadas no assunto, nas metodologias vigentes, nos princípios da educação moderna, bem como numa pesquisa de campo efetuada com o fim de avaliar quais são as novas prioridades da escola. Esse estudo de campo teve como base um questionário com dez perguntas direcionadas a alunos e professores. Porém, o ponto central dessas questões condiciona tal análise a resultados sobre qual é importância a presença da família e do orientador educacional na comunidade escolar. Serão levadas em consideração a rotina escolar e toda a estrutura organizacional e pedagógica da mesma.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                                                                        08

CAPÍTULO I        - A Moderna Família Brasileira                                        10

CAPÍTULO II         - As Relações entre Família e Escola                                20

CAPÍTULO III - Caracterização da Orientação Educacional e sua Importância Na Escola                                                                                28

CAPÍTULO IV - O Papel do Orientador Junto às Famílias                        35

ANEXO 1                                                                                37

ANEXO 2                                                                                43

CONCLUSÃO                                                                        51

BIBLIOGRAFIA                                                                         54

INTRODUÇÃO

O objetivo do presente estudo é fazer uma análise da atual posição da família e do orientador educacional no cotidiano escolar. Pretende-se, com isso, debater sobre os benefícios da integração da família no âmbito educacional e sobre a importância da presença de um orientador no processo de aprendizagem.

Para tanto, busca-se fundamento teórico na bibliografia examinada, nas metodologias vigentes, nos princípios da educação moderna, bem como numa pesquisa de campo efetuada com o fim de avaliar quais são as novas prioridades da escola. Esse estudo de campo teve como base um questionário com dez perguntas direcionadas a alunos e professores. Porém, o ponto central dessas questões condiciona tal análise a resultados sobre qual é importância da presença da família e do orientador educacional na comunidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (76.2 Kb)   pdf (556.7 Kb)   docx (182.7 Kb)  
Continuar por mais 46 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com