TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual

Exames: Produção Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 2

Escola Municipal 04.11.004 Leonor Coelho Pereira - Ciências

Composição dos alimentos - Revisão

1- O organismo necessita de matéria e da energia provenientes dos _________________ para crescer e manter-se funcionando.

2- Os alimentos são classificados em três categorias _________________, _________________ e _________________.

3- Cada categoria de alimentos contém um ou mais nutrientes principais. Os alimentos energéticos possuem _________________ e _________________; Os construtores contêm _________________ e os reguladores contêm _________________ e _________________.

4- As substâncias que compõem os nutrientes são compostas por _________________. A digestão de uma substância depende da _________________ da sua molécula.

5- Os carboidratos são fonte de energia para o organismo. Os principais tipos de carboidratos são: _________________ (_________________, _________________ e _________________); Dissacarídeos (_________________ e _________________) e _________________ (_________________ e _________________). Como exemplo desses alimentos temos os ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6- Os alimentos são transformados no Tubo digestório por meio da _________________. A digestão do amido ocorre em várias etapas, desde a _________________ , tendo com produto a _________________ , até o _________________, tendo como produto a _________________.

7- Os lipídios são parte da alimentação, mas devem ser consumidos moderadamente. Os lipídios de origem _________________ são sólidos à temperatura ambiente, como a _________________ e os de origem animal são líquidos à temperatura ambiente, como os _________________.

8- Os lipídios são alimentos _________________, que são digeridos no __________________________________. Os ácidos biliares e a enzima Lípase atuam na digestão de _________________.

9- A _________________ é uma unidade de medida de energia e se relaciona com a energia necessária para as atividades do organismo.

10- As moléculas de _________________ são compostas por seqüências de _________________ e possuem como função ___________________________________________________ e como exemplos de alimentos ___________________________________________________________.

11- A digestão da proteína ocorre no _________________ e no _________________, resultando em aminoácidos. Esses aminoácidos são absorvidos pelo intestino e transportados para as _________________, para a síntese/produção de mais proteínas.

12- Os minerais são nutrientes com função plástica e reguladora do organismo. É necessário ingerir ____________________ e fósforo em quantidades suficientes para a constituição do esqueleto e dos dentes. Outros minerais, como o iodo e o flúor, apesar de serem necessários apenas em pequenas quantidades, previnem o aparecimento de doenças como a cárie dentária. Uma alimentação pobre em ____________________ provoca anemia (falta de glóbulos vermelhos no sangue). O excesso de sódio, provocado pela ingestão exagerada de sal,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com