TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Professor

Monografias: Professor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.811 Palavras (8 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 8

I - Escreva conforme a leitura do livro sobre os conceitos Qualidade formal Qualidade política Qualidade de vida, educação, cidadania e conhecimento.

A qualidade formal significa a habilidade de manejar meios, instrumentos, formas técnica, procedimentos diante dos desafios do desenvolvimento. Manejo e produção de conhecimento são o expediente primordial de inovação. Qualidade formal trata-se da arte de descobrir.

A qualidade política quer dizer a competência do sujeito em termos de se fazer e de fazer história, diante dos fins históricos da sociedade humana, dirige-se a fins, valores e conteúdos. Qualidade política trata-se da arte de fazer. Qualidade de vida significa, sobretudo, a humanização da realidade e da vida, incluindo habitação, urbanização, meio ambiente, saneamento básico, educação e cultura. Qualidade é ter e ser oportunidade no contexto social. Qualidade de vida é vida como qualidade, arte, criatividade, construção e participação.

A educação é conceito mais rico que conhecimento, a educação une mais facilmente teoria e prática, a educação visa a qualidade política, o humanismo, a formação da cidadania, a cultura comum. O conhecimento requer uma maior formação para melhor realizar os fins, inova os serviços da humanidade, formam a matriz primordial do desenvolvimento humano, porque decidem e criam oportunidades de constituição da cidadania construtiva e participativa e de transformação produtiva. Educação representa a estratégia básica de formação humana.

II – Redija um texto argumentativo sobre o tópico do livro:“Propedêutica da qualidade”.

A propedêutica da qualidade, ou seja é a preocupação em se formar e como utilizar a metodologia e instrumentos que capacitam a construção do conhecimento.

Aprender a aprender, ou seja, procurar novas formas de ter mais conhecimentos, buscar novos horizontes, estar aberto e pronto para aprender cada dia mais, sabendo pensar. É a partir daí que ganhamos qualidade, que aprendemos a utilizar essa ferramenta tão importante chamada de educação.

A preparação e busca de conhecimento não tem fim, é para toda a vida, nunca esquecer que é através da escola e do pedagogo que são transmitidos os conhecimentos, os valores que servirão para toda vida e isso começa desde cedo.

A propedêutica moderna, já olha mais para o lado prático e mais abranjente, para os meios de comunicação, tirando do professor aquilo que ele mais ama fazer, ensinar, passar conhecimento, trocar experiências, dialogar, ou seja, o professor constrói o conhecimento e a mídia transmite esse conhecimento.

Os alunos tem que aprender, enquanto os professores tem que aprender a aprender, quando se tem uma boa educação é visível a diferença na linguagem, na leitura e na escrita, essa é uma das preocupações da propedêutica, porque é lendo que se cria novos pensamentos e estimula a criatividade.

Dentre tantas formas de propedêutica tem-se a da Filosofia que liga o conhecimento a ética, tem também a tão temida matemática, é uma das formas mais difíceis de estimular o pensar, por isso a preocupação em criar novas ideias para que se possa aprender a matemática com mais facilidade.

É como o texto mesmo diz que é mal aprendida e que poucos sabem, recai sobre o pedagogo a forma de ensinar de passar o conteúdo com clareza e voltar a ensinar quantas vezes for preciso para que o aluno aprenda essa matéria que é tão importante para nossa vida cotidiana e acadêmica. A propedêutica se preocupa de uma forma geral com que o ser se torne melhor, mais informado, mais preparado tanto na vida social e familiar, fazendo com que o cidadão não se limite a aprender e a pensar com educação de qualidade, e é por aí que surge o sucesso em todas as áreas de sua vida.Aprender com qualidade e pensar com qualidade é o desafio que a propedêutica nos traz.

III- Na página 55 do livro em questão há um quadro sobre as competências formais do professor. Escreva o que você entendeu sobre cada uma delas.

Capacidade de pesquisa: Ampliar seus conhecimentos, buscar cada dia inovação, criatividade, se manter bem informado, trazer conteúdos novos para a sala.

Elaboração própria: Traçar seus planos de aula com qualidade e procurar usar a imaginação para criar seus próprios projetos sem a necessidade de utilizar totalmente cópias.

Teorização das práticas: O que levamos pra sala de aula deve ter como fins, ser utilizado na prática.

Formação permanente: Estudar sempre buscar mais conhecimento, se especializar, está sempre atualizado.

Manejo de instrumentação eletrônica: Os meios eletrônicos estão presentes em tudo, e o professor precisa está inteirado sobre tudo isso, isso é importante na busca de informações na correção de trabalhos ,na interação em sala de aula, é eficaz e rápido.

IV- Na página 76 há a seguinte afirmativa: No Brasil persiste ainda a disputa macabra entre a educação superior e básica em termos orçamentários com desvantagem clássica para a segunda (...).

Escreva em pelo menos 10 linhas porque isso ocorre.

Primeiro porque os recursos são mal distribuídos, falta organização, pessoas mais capacitadas que se importem em investir melhor na educação. Faltam professores, as escolas precisam de tantas coisas, os professores são mal remunerados. Eles estão buscando mais quantidade do que qualidade os professores estão desmotivados e o s alunos desanimados, desinteressados, caba a comunidade, aos pais e professores se unir pra que se obtenha alguma mudança. A educação já tem que começar primeiro por quem administra tudo, o bom exemplo tem que surgir daí, se as coisas começam mal, o resultado é isso que nós vemos todos os dias, e nada tem mudado, o que aumenta é o descontentamento tanto de professores, de pais e alunos. É preciso saber para onde está indo o recurso e por quem está sendo administrado. Por isso que se têm tantas muitas diferenças entre a educação básica e a superior.

V- De que forma a pedagogia poderia colaborar com a educação?

É através da pedagogia que teremos qualidade educativa, que ganhamos conhecimento, ela dará a preparação e o suporte para se ter uma vida com qualidade, ela é importante em todas as áreas ligadas a educação é o primeiro passo pra quem quer chegar longe.

VI- Quais vícios precisamos superar para fazer qualidade?

O vício de origem, ou seja, fazem todo dia a mesma coisa, a aula copiada para copiar dificilmente terão atitudes de aprender a aprender , a pesquisar e se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com