TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa de Recuperação de Áreas Degradadas

Por:   •  21/3/2016  •  Resenha  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A realização do PRAD (Programa de Recuperação de Áreas Degradadas) em áreas de preservação permanentes (APP) tem sido necessário nesses últimos anos já que a expansão urbana trouxe impactos negativos para o meio ambiente.

BARCELOS et al (1995) ressalta que as APP’s demandam atenção especial porque está voltada para a preservação da qualidade das águas, flora e fauna. O Código Florestal Brasileiro (Lei 4.771/65) e a DN 57/07 reconhecem a importância que elas têm, e estabelecem o uso, manejo, responsabilidades e sanções para a utilização desta área, entretanto a fiscalização ainda é falha.

Justificativa

O grupo optou por trabalhar com o PRAD, devido à deficiência e necessidade cada vez maior na recuperação de áreas degradas com o intuito de colocar em prática todo o conteúdo absorvido durante o Curso Técnico de Meio Ambiente.

O Proprietário do Sítio São Geraldo manifestou interesse em relação à recuperação da área, com isso o grupo aplicou conhecimentos adquiridos em sala com apoio do professor orientador, e também do Biólogo.

Metodologia

Foi realizado um levantamento ambiental junto com professores, para estabelecer o programa de recuperação de uma APP e de uma capoeira (área mais adensada da vegetação do Cerrado), localizadas em Nova Contagem/ MG__________.

Foi desenvolvido o diagnóstico da área de influência que consiste na caracterização do meio biótico e antrópico, logo após foi realizado o isolamento da área de estudo, o inventário florestal, a transposição de chuvas de sementes, o replantio de espécies contidas nativas, medições do pH do solo em três pontos, medições para o IQA (Índice de Qualidade da Água) da nascente e o questionário realizado com os moradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com