TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Consumo Sustentável

Por:   •  1/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.304 Palavras (6 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO CONSUMO SUSTENTÁVEL

O presente projeto propõe a conscientização da população de um bairro da nova classe média sobre o consumo sustentável. O bairro escolhido para a aplicação do projeto é de classe média baixa e se localiza e uma cidade do interior de Minas Gerais. O intuito do projeto é informar a comunidade sobre as práticas sustentáveis que podem ser realizadas durante o dia a dia e os bens que elas propiciam ao meio ambiente. Também serão realizadas palestras que aprofundem mais o assunto de forma que a comunidade esteja a par do que deve ser modificado em suas atitudes. Desta forma, estarão sendo incentivadas ações que diminuam ou até mesmo eliminem impactos ao meio ambiente.

SUMÁRIO

1 TEMA/TÍTULO 5

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5

3 OBJETIVOS 7

3.1 Geral 7

3.2 Específicos 7

4 JUSTIFICATIVA 7

5 METODOLOGIA 8

5.1 Local 8

5.1.1 Descrição do Local 8

5.2 Público Alvo 8

5.3 O que será realizado 9

5.4 Cronograma 9

5.4.1 Organização das Palestras 9

6 REFERÊNCIAS 10

1 TEMA/TÍTULO

Consumo Sustentável: por um mundo melhor.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O consumismo, apesar de ser ilustrado como um símbolo do sucesso econômico capitalista da modernidade, é considerado um fator principal das causas dos problemas sociais industriais.

Ao consumir, cada cidadão deve pôr em prática seus valores morais e sua ética a respeito da natureza. O padrão de consumo exagerado deve ser deixado de lado, visando uma harmonia entre o consumo, o meio ambiente, a saúde e a sociedade.

Figura 1 - Consumo Sustentável. – Fonte: Cultura Mix.

Basicamente, consumo sustentável pode ser definido como o conjunto de práticas que visam a diminuição ou eliminação dos impactos provocados pelo homem ao meio ambiente. Essas práticas estão relacionadas à poluição, desperdício e reciclagem e podem ser realizadas pela população geral durante o dia a dia.

A respeito disso, já afirmara o Ministério do Meio Ambiente (2005) em seu Manual de Educação para o Consumo Sustentável:

Ou se alteram os padrões de consumo ou não haverá recursos, naturais ou de qualquer outro tipo, para garantir o direito das pessoas a uma vida saudável. Não será possível garantir ao cidadão o direito de acesso universal sequer aos bens essenciais.

O consumo sustentável visa o uso de produtos que utilizem o menor número possível de recursos naturais em sua produção e que sejam de fácil reutilização e/ou reciclagem.

As principais práticas de consumo podem ser brevemente citadas abaixo:

• Não desperdiçar alimentos: comprar e fazer somente o necessário, economizando dinheiro e evitando a falta de recursos naturais futuros;

• Urinar durante o banho: este ato, por mais simples que seja, ajuda na economia de água;

• Diminuir o consumo de energia: atividades como banhos rápidos, desligar as luzes dos cômodos e optar por aparelhos de baixo consumo de energia são importantes;

• Realização de compostagem: uma maneira fácil de transformar os resíduos orgânicos em adubo;

• Coleta seletiva domiciliar: separar os lixos de acordo com o tipo;

• Escolher produtos com menor quantidade de embalagens;

• Uso de transportes coletivos ou bicicleta;

• Quando possível, optar pelo consumo de frutas, verduras e legumes orgânicos: estes alimentos, além de serem mais saudáveis, respeitam o ambiente, evitando a contaminação do solo, da água e da vegetação.

Figura 2 - Logo da Campanha. Fonte: Diário do Nordeste.

A campanha Pensar, Comer, Conservar. Diga não ao desperdício, lançada pela ONU visa diminuir as significativas quantidades de alimentos, próprios para o consumo, que são desperdiçadas por consumidores e comerciantes.

Os consumidores são incentivados a não se deixar seduzir por estratégias para consumir mais do que o necessário. Já os comerciantes podem oferecer descontos em produtos próximos da data de validade. (SCHARDONG, 2013)

3 OBJETIVOS

A seguir serão listados os objetivos gerais e específicos do projeto realizado.

3.1 Geral

O presente trabalho tem como objetivo principal a conscientização de um bairro de classe média baixa o qual se localiza em uma cidade do interior de Minas Gerais, a respeito do consumo sustentável, visando a diminuição ou até mesmo a eliminação de alguns impactos ao meio ambiente.

3.2 Específicos

Como objetivos específicos destacam-se aqueles relacionados às práticas de consumo sustentável, tais como:

• Aumento no consumo de frutas, verduras e legumes orgânicos;

• Reciclagem de lixo material (plástico, metais, papéis);

• Diminuição do consumo de energia;

• Uso racional da água.

4 JUSTIFICATIVA

No momento, a sociedade passa por uma crise, onde se faz necessária a mudança de suas atitudes e pensamentos em relação ao mundo. É preciso que haja um comprometimento com o meio onde vive, buscando caminhos para o desenvolvimento sustentável.

Para que haja uma conscientização, é importante a formulação de um novo pensamento. O consumo sustentável transmite à população a responsabilidade social, com o intuito de que esta mude sua postura.

A promoção do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com