TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Sistemas de Informação II

Projeto de pesquisa: Projeto de Sistemas de Informação II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

Jefferson Bruno de Souza Martins

Introdução

Projeto de Sistemas de Informação II

Jefferson Bruno de Souza Martins

Objetivo

Projeto de Sistemas de Informação II

Produção textual individual com foco em projetos de sistemas de informação, mas, que também é das seguintes disciplinas: Tópicos Avançados em Desenvolvimento de Sistemas; Programação Web II; Gestão e Segurança de Sistemas de Informação. Os objetivos que provém desse trabalho são: Estudo de dispositivos móveis e segurança da informação

Proposta

Por meio desta pesquisa, com ênfase em dispositivos móveis, busco esclarecer dúvidas de conhecimento relacionado á gestão e segurança de sistemas de informação. Sendo assim, descreverei da forma mais clara possível os seguintes recursos: Persistência, threads, sincronismo de processos, interface com usuário e criação e manipulação de banco de dados como também descrever os critérios utilizados na gestão e segurança do sistema da informação, sendo eles: Engenharia social, vulnerabilidade, ameaças e ataques, medidas de segurança, politica de segurança e autoria.

Dispositivos Móveis

Como todos sabem os dispositivos móveis estão revolucionando a indústria e o modo de viver das pessoas, ir á padaria, chamar um taxi, convidar alguém pra sair, pagar contas que antes tinha que pegar fila e esperar por horas, hoje tudo isso pode ser feito em um click, graças a comunicação móvel. A persistência de dados/armazenamento de informação é uma das culpadas por isso, armazenar dados para uso em outra hora, outro momento é vital para a comunicação móvel e isso só pode ser feito graças as linguagens de informação empregadas aos sistemas operacionais. Quanto á velocidade que ás informações são processadas, vem e vão, devemos isso ás threads que nada mais são que formas que as CPUs usam pra dividir processos em sistemas operacionais, por exemplo: Um jogo tem 3 linhas de execução diferentes, sendo o gráfico, o áudio, o vídeo, são 3 threads que realizam simultaneamente o trabalho de mostrar o jogo no visor do celular, sair áudio pelos alto-falantes e a qualidade do vídeo.

Interface com o usuário: Parte fundamental de um software, deve ser muito bem planejada para os dispositivos moveis, visando a tela reduzida e a entrada de informação pelo touch screen diretamente ou pelo uso de teclados exibidos na tela.

Tendo em vista estas dificuldades ergonômicas a elaboração de uma interface amigável e indispensável para desenvolvimento para dispositivo móvel no qual o desenvolvedor deve levar em questão:

• Formulários de entrada de dados claros e intuitivos, aproveitado e se enquadrando na tela reduzida do dispositivo.

• Comunicação com o usuário clara e coesa. 

• Utilizar os recursos de movimentações do dispositivo e fala como meio para entrada de informações para a aplicação. 

• Utilização de formas já habituais na programação para estes dispositivos.

• Disponibilização dos campos sem serem sobrepostos pelos recursos do dispositivo como: Teclados simulados, GPS, Leitores de Códigos e Captação de Imagens.

Política de Segurança

Implementações realistas e definem claramente a áreas de responsabilidade dos utilizadores, do pessoal da gestão e da direção, adaptando-se as alterações na organização. Fornecem o enquadramento para as implementações de mecanismos de segurança, procedimentos adequados, processos de auditoria e estabelece a base para os procedimentos legais na sequência de ataques.

O documento que define a política de segurança deve ser de fácil compreensão, além de resumido deixando de fora os aspectos técnicos de implementação dos mecanismos de segurança. Orientando-se apenas nas normas técnicas para elaborar as regras proibitivas e permissivas.

A política de segurança deve considerar:

• Disponibilidade: o sistema deve estar disponível de forma que quando o usuário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com