TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta Pedagogo

Ensaios: Proposta Pedagogo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

OBJETIVO GERAL

Fazer uso da linguagem nos diversos ambientes sociais, adequando-a a situação comunicativa; lendo, compreendendo e interpretando textos que circulam socialmente; produzindo textos coerentes e coesos, expressando corretamente sua visão de mundo.

METODOLOGIA

O ensino da língua portuguesa requer uma reestruturação voltada não apenas para o como se ensina, mas também para como se aprender.

O professor deve ter em mente que ao ensinar língua portuguesa, seus alunos já são falantes desta mesma língua, exigindo do educador uma maior valorização da oralidade; e ao introduzir a língua culta, o professor deve ter o cuidado para que esta não venha menosprezar a língua do aluno, pois o propósito maior do ensino de língua portuguesa é favorecer a comunicação em diferentes meios sociais.

Atualmente a proposta de trabalho com língua portuguesa deve ser ativa, onde o uso da fala e da escrita é a expressão e a comunicação por meio de textos. Por isso as situações didáticas têm como objetivo favorecer os alunos a pensarem sobre a linguagem para poder compreender e utilizá-la adequadamente.

A partir dos objetivos relacionados anteriormente, faz-se necessária uma reflexão sobre os procedimentos a serem adotados durante o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa.

O estudo da Língua Portuguesa deve possibilitar aos alunos a compreensão da linguagem como uma atividade humana, histórica e social, constituinte do sujeito, que possibilita a significação do mundo, a representação da realidade, a comunicação e a expressão de idéias e sentimentos, um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais e que tem uma estreita relação com o pensamento.

A língua só se realiza na interação verbal dos interlocutores e que, por ser uma atividade discursiva, não pode ser compreendida fora de sua situação de produção. Isso requer que se observe o texto como um produto de práticas discursivas orais e/ou escritas que forma um todo significativo, qualquer que seja sua forma ou extensão.

O professor também deve inserir-se no processo de aprendizagem da língua, ampliando a sua competência textual, para que possa planejar e promover situações que possibilitem a expansão da capacidade do aluno de produzir e interpretar diferentes textos, orais e escritos, que circulam no meio letrado.

O aprendizado da linguagem através da diversidade textual deve se dar dentro de seu contexto de uso. Os alunos têm que analisar e refletir sobre a língua para utilizar os conhecimentos adquiridos na melhoria da sua capacidade de compreensão e expressão oral e escrita, valorizando a leitura como fonte de informação e via de acesso a mundos reais e imaginários, ampliando, assim, o horizonte cultural do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com