TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propostas de gremio escolar

Por:   •  30/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria Comportamental

Estudo Dirigido

Respostas:

1 – O fundador da Teoria Comportamental é John B. Watson, sendo o mais importante sucessor de Watson B. F. Skinner. As diferentes denominações da teoria são comportamentalismo, teoria comportamental, análise experimental do comportamento e etc.

2 – O ser humano se torna objeto de estudo do Behaviorismo como processo

3 – É o comportamento não voluntário e inclui respostas que são eliciadas por modificações especiais de estímulos do ambiente. É possível condicioná-lo quando um estímulo neutro (aquele que originalmente nada tem a ver com o comportamento) é pareado um certo número de vezes a um estímulo eliciador (aquele que elicia o comportamento), o estímulo previamente neutro evocará a mesma espécie de resposta.

4 – É o comportamento voluntário e abrange uma quantidade muito maior da atividade humana, desde os comportamentos do bebê de balbuciar, agarrar objetos, olhar os enfeites do berço, até os comportamentos mais sofisticados que o adulto apresenta. O condicionamento deste tipo de comportamento, o operante, tem seus fundamentos na lei do efeito. Segundo Keller, em essência, essa lei enuncia que “um ato pode ser alterado na sua força pelas consequências”.

5 – Reforço negativo é aquele que fortalece a resposta que o remove. Reforço positivo é aquele que, quando apresentado, atua para fortalecer o comportamento que o precede.

6 – Os comportamentos se extinguem quando o reforço que mantém o comportamento é extinto. A punição é uma forma eficaz de eliminar um comportamento, é É possível dosar um comportamento aversivo ou indesejado, para, sem agredir o organismo, desestimular o mesmo a continuar emitindo uma determinada resposta.

Resumo capítulo 3 – Behaviorismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (33 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com