TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DA ATIVIDADE: Gestão da informação escolar.

Por:   •  5/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 2

PROPOSTA DA ATIVIDADE: Gestão da informação escolar.

Uma das funções imprescindíveis do secretário escolar é disponibilizar informações com critério e clareza não somente para os funcionários da instituição de ensino, como também para pais e alunos. Considerando que você será aquele que vai gerir essas informações, descreva os procedimentos relativos à produção, à utilização e à conservação das informações.

Quer uma dica? Faça visita a uma instituição de ensino e registre quais os procedimentos que a secretaria adota. Eles estão em conformidade com uma gestão da informação adequada?

 Dica: desenvolva a tarefa em, no mínimo, duas páginas (máximo quatro páginas), Time New Roman, 12, espaçamento 1,5.

RESPOSTA DA ATIVIDADE:O fluxo de informação é fundamental para o sucesso da organização e das relações humanas nela estabelecidas. O secretário é o responsável por criar condições favoráveis para que haja eficiência e eficácia no atendimento ao público, assim para que o ambiente de trabalho seja saudável e produtivo é fundamental que a comunicação interna seja feita de forma democrática, sem autoritarismo, com respeito e consideração.

Na comunicação externa deve-se dar atenção ao contato formal com os órgãos e as autoridades do Poder Público e mais informal com os responsáveis e alunos.

O secretário para criar condições favoráveis para que a comunicação se faça da forma mais conveniente possível, deve conhecer as principais características da clientela da instituição, pode realizar pesquisa para conhecer o poder aquisitivo da clientela.

O secretário precisa conhecer e fazer com que sua equipe conheça as competências, os direitos e os deveres da direção, da coordenação, dos professores, dos alunos e dos funcionários, para que haja o acompanhamento e garantia de cumprimento das diretrizes. Todos precisam conhecer o Regimento Escolar da Instituição.

O diretor e o secretário escolar é responsável legal por informações prestadas em documentos, pois assinam juntos os documentos, como correspondências externas ou internas, atas, certidões de conclusão de série, ano ou semestre, ou curso. O secretário deve supervisionar todo o processo de gestão da informação, a produção, a utilização e conservação. Um bom setor de informática com sistema próprio para lançamentos e registros minimiza a possibilidade de erros, elimina repetição de tarefas, reduz gastos com pessoal e disponibiliza informações com facilidade para os usuários.

Ao realizar matricula o secretário deve tomar alguns cuidados e divulga-los para sua equipe, como:

  • O aluno foi aprovado em todos os componentes curriculares da base nacional comum;
  • O aluno é aprovado com dependência;
  • A instituição possui a dependência em seu Regimento Escolar;
  • Qual a estratégia da instituição para o cumprimento da dependência de acordo com o Regimento Escolar;
  • Na impossibilidade de efetivar a matricula o aluno ou responsável deve ser informado imediatamente.

Ao analisar o histórico escolar, atentar para os ajustes ao currículo, por meio de procedimentos pedagógicos:

  • Reclassificação;
  • Adaptação;
  • Equivalência;
  • Aproveitamento ou plano de estudos ou regularização d vida escolar.

O registro deve ser feitos nas respectivas atas, ficha individual e no caso de transferência ou conclusão do curso, no histórico escolar. Todos esses documentos devem ser arquivados física ou eletronicamente na pasta do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (103.6 Kb)   docx (297.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com