TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

JOGOS LÚDICOS: UMA PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA A INDISCIPLINA ESCOLAR

Por:   •  28/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.914 Palavras (12 Páginas)  •  891 Visualizações

Página 1 de 12

JOGOS LÚDICOS: UMA PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA A INDISCIPLINA ESCOLAR

Nicole de Castro

Prof.ª Tutora:  Heleuza Carrilho Tuka de Almeida

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Artes Visuais (ART 0160) - Prática do Módulo 2

03/12/2013

RESUMO

O presente trabalho apresenta uma proposta para reflexão e ação dos professores quanto a solução da indisciplina na sala de aula, a qual é uma problemática, vivenciada nas escolas. Sugere-se como uma solução os Jogos Lúdicos, sendo um meio de analisar e encontrar soluções cabíveis. Se a brincadeira e os jogos estavam inerentes desde os povos primitivos, é porque o ser humano exige essa troca, um novo conhecimento, de se inteirar na sociedade e até hoje a exigência é a mesma. Os jogos não são apenas um passa tempo, são uma motivação, um aprendizado divertido, uma maneira de conhecer os alunos, para poder desenvolve-los em suas capacidades física, emocional e mental, não deixando de ter seriedade ao transmitir um conteúdo de forma lúdica, mas sim instigando o aluno a usar sua criticidade, criatividade e aprendizado. A escola deve considerar os jogos lúdicos como parceiro e utilizá-lo amplamente para atuar no desenvolvimento dos alunos.

Palavras-chave: Jogos Lúdicos. Indisciplina. Sugestão.

1 INTRODUÇÃO

Ao pensarmos na realidade da sala de aula, nos deparamos com a principal reclamatória dos professores, a indisciplina. Os alunos vem para a sala de aula cada vez mais desmotivados e indisciplinados, tornando as aulas para professores e aos alunos que querem aprender, algo maçante.

Alunos de todas as idades e anos escolares estão trazendo consigo os problemas, na maioria das vezes, de seu lar ou meio social, para o ambiente escolar, tendo atitudes agressivas, desrespeitosas, levando a refletir que é importante encontrar onde e como o problema se manifesta, para então localizar soluções, amenizadoras deste conflito.

“A escola é um espaço intermediário de educação entre família e a sociedade, portanto, seus limites comportamentais e disciplina têm de ser mais severos que os familiares, porém mais suaves que os da sociedade.” (TIBA, 2006, p.123)

Sendo assim, os alunos devem vir de seu meio social, com alguns princípios de disciplina e respeito, ao menos para a boa convivência no ambiente escolar, pois é ali que serão aprimorados estes conceitos e atitudes, para tornar-se um cidadão e não em transgressor.

O presente estudo, traz uma proposta de solução para a indisciplina, através dos jogos lúdicos, pois por meio destes pode-se encontrar a problemática vivenciada, bem como a solução para esta.

Será mencionado neste estudo o lúdico e os jogos, sendo que levar-se-á em conta que a ludicidade é algo que vai além do brincar, é algo prazeroso, porém com intuito de aprender e desenvolver a criticidade, a opinião, a liderança, limites, compreensão e socialização.

Jogar não é apenas uma atividade e sim uma atitude indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança que emana uma vivência de sentimentos e sensações que nos fazem desvendar significados e tomar decisões. De acordo com Kishimoto (2002) apud Sá (2004): “O jogo é uma ação lúdica envolvendo uma situação estruturada pelo próprio tipo de material”.

O lúdico é trabalhado na educação infantil, de forma a despertar a curiosidade das crianças, ensinando-as alguns conteúdos e atitudes, porém é abandonado quando o aluno progride para o ensino fundamental. Crianças e adolescentes podem ter seu interesse e atitudes disciplinares despertados novamente por jogos e brincadeiras, sendo que por meio deles poderá se relacionar com o meio físico e social, de modo a ampliar seus conhecimentos, desenvolver habilidades motoras, cognitivas e linguísticas. A escola deve considerar os jogos lúdicos como parceiro e utilizá-lo amplamente para atuar no desenvolvimento dos alunos.

  1. DISCIPLINA E INDISCIPLINA: QUAL CONCEITO?

Um assunto o qual está cada vez mais debatido e comentado nas salas dos professores e em reuniões pedagógicas é a indisciplina escolar. Os educandos vem para sala de aula, com atitudes que não são aceitáveis naquele ambiente, conversando a todo momento, jogando “buchinhas de papel”, enviando mensagens de celular, desrespeitando o colega, tornando a educação de difícil compreensão para o restante da turma.

São vários fatores (como brigas familiares, desestrutura familiar, falta de afeto, classe social, mídias, cuja programação é apresentada de forma errônea, em horários impróprios, internet, etc.), que tornam adolescentes com atitudes agressivas, ofensivas entre os alunos e até mesmo contra os professores e funcionários das escolas. Deve-se levar em consideração que a disciplina necessita ser proporcionada desde seu lar, porém se neste ambiente familiar apresentar problemas, cabe a escola analisar e encontrar uma solução para que ao menos no âmbito escolar este aluno tenha as devidas atitudes respeitosas e amigáveis.

Para encontrar uma tentativa de solução para esta questão, primeiramente necessita-se ter um conceito de disciplina, a qual é tão requerida quando desejamos uma solução prática para a indisciplina. Compreende-se que um indivíduo com disciplina é aquele que realiza suas atividades seguindo as regras impostas e apresentando-se como um ser capaz de adquirir e transmitir as informações recebidas de forma a ser aceito em seu meio social, bem como em outros meios ao qual participar.

              “Disciplina não é a obediência cega às regras, como um adestramento, mas um aprendizado ético, para se saber fazer o que deve ser feito, independentemente da presença de outros.” (TIBA, 2006, p.15)

Não é necessário seguir fielmente às regras, se as mesmas não estiverem de acordo com o meio a qual estão sendo inseridas, ou a proposta e qualidade, podem ser prejudicadas, porém para poder modifica-las é necessário ter uma certa compreensão e aptidão para poder transmitir um novo conceito, uma nova ideia, respeitando a opinião do próximo e tendo uma aceitação onde não haja desarmonias.

A disciplina não é aprendida somente na escola, mas sim em seu âmbito social diário, o qual o educando participa e na escola ele a realiza. Os educadores tem um papel fundamental na formação dos seus alunos, ele serve de modelo na sala de aula, porém não é apenas na escola que o aluno tornar-se-á um indivíduo consciente e disciplinado, se em casa os pais e familiares não contribuírem para isto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (167.6 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com