TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E AS INSTÂNCIAS COLEGIADAS: A APMF, O CONSELHO ESCOLAR E O GRÊMIO ESTUDANTIL

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 2

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E AS INSTÂNCIAS COLEGIADAS: A APMF, O CONSELHO ESCOLAR E O GRÊMIO ESTUDANTIL

As instâncias Colegiadas são aquelas em que há representações diversas são organizações e compostas por representantes da comunidade escolar e local, as decisões, são tomadas no coletivo com o aproveitamento das diversas experiências do grupo.

A finalidade das instâncias Colegiadas é fazer funcionar a gestão democrática no ensino público, ou seja, fazer com que sejam pensadas e decididas coletivamente as propostas de caráter educacional. A instância colegiada compreende a APMF, o Conselho Escolar e o Grêmio Estudantil, essas instancias auxiliam o diretor na sua gestão escolar.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

O projeto político pedagógico é o documento que descreve a finalidade da escola e é o instrumento que possibilita a reflexão e discussão do cotidiano escolar, pois se realiza mediante um processo continuado de meditação sobre a prática pedagógica, em que seu grupo escolar discute, propõe, realiza, acompanha, avalia e registra as ações que serão desenvolvidas no intuito de atingir os objetivos coletivamente delineados.

APMF - ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES E FUNCIONÁRIOS

É uma organização que promove a participação da comunidade escolar na gestão da escola pública, pois é a representação tendo natureza político partidário, racial, religiosa, racial e nem fins lucrativos, e seus conselheiros e dirigentes não são remunerados.

CONSELHO ESCOLAR

Segundo Almeida (2006), os Conselhos Escolares surgem no cenário educacional brasileiro no início da década de 80, embalados pelo movimento de redemocratização do país, resultado da reorganização da sociedade civil. Objetivo dessa nova organização popular buscava formas de representação e participação.

GRÊMIO ESTUDANTIL

O grêmio estudantil é definindo como uma organização sem fins lucrativos e tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais é também é o órgão máximo de representatividade do estudante dentro da escola. Atuando nele, o educando defende seus direitos e interesses, e aprende cidadania e ética na prática, pois é um espaço privilegiado para participar da sociedade e empreender o espírito democrático, pois nesse momento os alunos têm voz na gestão da escola apresentando suas idéias e opiniões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com