TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECENDO O ESPAÇO ESCOLAR E SUA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.100 Palavras (13 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

CLEONICE SILVA VIEIRA

GABRIELA WEBER

SARA JULIANA VERISSÍMO DO AMARAL

VALQUIRIA SILVA VIEIRA

CONHECENDO O ESPAÇO ESCOLAR E SUA PROPOSTA PEDAGÓGICA.

[pic 3]

Ariquemes

2014

CLEONICE SILVA VIEIRA

GABRIELA WEBER

SARA JULIANA VERISSÍMO DO AMARAL

VALQUIRIA SILVA VIEIRA

CONHECENDO O ESPAÇO ESCOLAR E SUA PROPOSTA PEDAGÓGICA.

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as Disciplinas . Psicologia da educação: Desenvolvimento e aprendizagem. Educação, Sociedade e Praxis Educativa, Politicas Públicas na Educação Básica. Teoria e Práticas do Currículo. Prática pedagógica Interdisciplinar: Escola e Sociedade. Seminário Interdisciplinar: Escola e Sociedade Seminário Interdisciplinar.

Professores: Wilson Sanches, Edilaine Vagula, Marlizete Stainle, Raquel Lemos, Cyntia Simoni, Vilze Vidotte, Rosely Montagini, Fabiane Musardo, Okçana Batinni, Sandra Reis, e Fabio Luiz da Silva.

Tutora eletrônica: Celia Rodrigues Fiuza Teixeira.

Tutor de sala: Gilmar Machado.

ARIQUEMES – RO.

2014

SUMÁRIO

1    INTRODUÇÃO ......................................................................................................4

2   DIAGNÓSTICO E CONTEXTO..............................................................................5

2.1 CONTEXTO SÓCIO ECONÔMICO E CULTURAL...............................................5

2.2 CARACTERIZAÇÃO..............................................................................................5    

2.3 RECURSOS E PROGRAMAS .............................................................................6

2.4 ORGÃOS COLEGIADOS DA ESCOLA ...............................................................6

2.5 PLANOS DE AÇÃO...............................................................................................8

2.6 PROJETOS DESENVOLVIDOS............................................................................9

2.7 ENTREVISTA .....................................................................................................10

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................11

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS .......................................................................13


INDRODUÇÃO

O trabalho ora apresentado trata se de uma visita a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Pedro Eugênio Marcílio, a qual tem como Proposta Pedagógica definições de política de ações pedagógicas para a instituição de ensino, visando às concepções de mundo, de educação e perfil de cidadãos que querem formar. Possuindo assim um significado tão importante para o fortalecimento da instituição e de todo sistema de ensino. A Escola busca na sua excelência nortear as ações desenvolvidas no espaço intra e extra-escolar, com a finalidade de definir os rumos a serem tomados baseados na práxis social e coletiva, que segundo Paulo Freire, só é possível na pré-disposição do construir e reconstruir em conjunto, demonstrando o seu jeito de caminhar na intenção de aprimorar qualitativamente o ensino e a aprendizagem em todas as suas dimensões. Nesse contexto a Escola foi criada e está situada na Rua Padre Fiovo Camaione, Lote 20, Quadra 18, Setor 08, Bairro Nova Porto Velho – Buritis – RO regulamentada através do Decreto 060/2001/GAB/PMB, com o nome de Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental alterado pelo Decreto nº 1338/GAB/2007, de 08 de outubro de 2007 e tem como entidade mantenedora a Prefeitura Municipal de Buritis, sob o CNPJ nº01. 266.058/0001-44.

        Assim, a instituição de ensino está inserida no contexto educacional do municipio com a responsabilidade de organizar a sua Proposta Pedagógica anual respeitando a dimensão histórica, cultural econômica e social da comunidade, que fundamentam a responsabilidade social da escola, visando atender as expectativas de sua clientela. Organizada de modo coletivo a comunidade pode expressar seus anseios, inquietações buscando transformar a realidade existente superando as expectativas do coletivo. Nessa nova ótica sua função é promover a inserção do Educando e Educador nesse mundo em transformação cotidiana, despertando forte senso de justiça social, adotando uma metodologia ativa e participativa na formação do cidadão autônomo, consciente de seus direitos e deveres. Assim a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Pedro Eugênio Marcílio apresenta formalmente a sua proposta de trabalho elaborado com a participação coletiva e a partir de fatos e dados.

  1. DIAGNÓSTICO E CONTEXTO

        Com a permissão  da direção da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Pedro Eugênio Marcílio, fizemos a visita na escola no dia sete de outubro de 2014, no período matutino das 9h as 11h e no período vespertino das 15h as 17hs. Fomos bem recebidas pela diretora Orny Rodrigues de Sousa e por todo equipe escolar.

  1. CONTEXTO SÓCIO ECONÔMICO E CULTURAL

                  A Escola está localizada no bairro Nova Porto Velho, que conta com comércios tipo: panificadora, lojas de utensílios domésticos, materiais para construção, loja para noivas, frutarias, mercearias, lan house, loja de confecções que atende a comunidade local. A clientela estudantil é proveniente de filhos de agricultores, lavradores, pequenos proprietários do comercio local, professores, vigias, secretárias domésticas, braçais que trabalham em serraria, laminadores e empreiteiros rurais, a maioria sendo da classe informal a ser classificados como: clientela de média e baixa renda, tendo um grande percentual de crianças que vivem somente com as mães tendo uma renda de aproximadamente um a dois salários mínimos. Sendo a maioria com baixo nível de escolaridade, mas tendo clareza da importância de formação escolar de seus filhos e que segundo a diretora da Escola  sempre participam dos trabalhos e atividade realizadas  na  escola e estão sempre   presentes nos  eventos promovidos pela mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (154.4 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com