TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Provinha Brasil

Monografias: Provinha Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho veremos alguns objetivos, estrutura e abordagem cognitiva dessas avaliações, a ênfase será na Prova Brasil e provinha Brasil através de uma análise crítica de sua aplicação, fazendo algumas relações com a aquisição da linguagem verbal e escrita nos alunos do ensino fundamental onde expressa a necessidade de alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito anos de idade, aferindo os resultados de desempenho com exame periódico específico, por meio da Provinha Brasil.

2 DESENVOLVIMENTO

Provinha Brasil. Trata-se de um instrumento de avaliação aplicado no início e no término do ano letivo, com a finalidade de auxiliar professores e gestores a monitorarem os processos de desenvolvimento da alfabetização oferecida nas escolas públicas brasileiras e é composta pelos testes de Língua Portuguesa e de Matemática, das escolas públicas brasileiras.

Em relação à avaliação da educação básica brasileira, evidenciou-se a necessidade de se apreender e analisar toda a diversidade e especificidades das escolas brasileiras. Em razão disso foi criada a avaliação denominada Prova Brasil que possibilita retratar a realidade de cada escola, em cada município aplicação em períodos distintos possibilitam aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico que, por sua vez, permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças dentro do período avaliado. Provinha Brasil tem o intuito de oferecer aos professores informações sobre o nível de alfabetização e letramento dos alunos, ainda no início do processo de aprendizagem, permitindo, do ponto de vista pedagógico, intervenções com vistas à correção de possíveis insuficiências apresentadas nas áreas de leitura e escrita.

Os resultados do Saeb e da Prova Brasil (2005/2007) mostraram, com mais clareza e objetividade, o desempenho dos alunos da educação básica, o que permite uma análise com vistas a possíveis mudanças das políticas públicas sobre educação e de paradigmas utilizados nas escolas brasileiras de ensino fundamental e médio. Concebidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC), e disponibilizado para uso das secretarias estaduais e municipais de educação em suas redes foi desenvolvida de acordo com as diretrizes do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do MEC.

E o objetivo dessas avaliações são oferecer informações que possam orientar tanto os professores quanto os gestores escolares e educacionais na implementação, operacionalização e interpretação dos resultados dessa avaliação.

São utilizadas também para ampliar a gama de informações que subsidiarão a implementação das medidas e propostas que venham a auxiliar e superar as deficiências detectadas em cada escola avaliada.

3 QUESTÕES DESSAS AVALIAÇÕES.

LÍNGUA PORTUGUESA.

O leão e o rato

Uma vez, quando o leão estava dormindo, um ratinho pôs-se a passear em suas costas. Isso logo acordou o leão, que segurou o bichinho com sua enorme pata e abriu a grande mandíbula, para engoli-lo.

- Perdão, rei dos animais, gritou o ratinho. Deixe-me ir, não o importunarei mais. Quem sabe se um dia não conseguirei pagar-lhe esse favor?

O leão riu-se muito ao pensar na possibilidade de o ratinho ajudá-lo em alguma coisa. Afinal, soltou-o.

Algum tempo depois, o leão caiu numa armadilha. Os caçadores, que desejavam levá-lo vivo ao rei, amarraram-no numa árvore, enquanto iam providenciar um vagão para transportá-lo. Nesse momento, apareceu o ratinho. Vendo o apuro em que se encontrava o leão, num instante roeu as cordas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com