TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Provinha Brasil

Monografias: Provinha Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  2.375 Palavras (10 Páginas)  •  2.559 Visualizações

Página 1 de 10

Disciplina(s): Desenvolvimento das Competências e Diferentes Práticas de Atuação: Deficiente Físico e Mental ( Intelectual).

Local e Data: Goiânia, 09 de novembro de 2013.

1 – Cite os principais pontos da(s) disciplina(s), segundo seu entendimento:

Os principais pontos da Disciplina foi nos ter propiciado conhecer aspectos legais e pedagógicos do Atendimento Educacional Especializado-AEE; Conhecer os aspectos relacionados ao acesso e a permanência do aluno com necessidades educacionais especiais e também a compreensão de que o trabalho do professor que atua nesta área deve ser diferenciado e que deverá buscar atender as particularidades de cada aluno,compreendendo que a escola deve cumprir com a sua função social que é o de uma escola que atenda a todos conforme determinação da LDB 9394/96 e que auxilie o educando na aquisição de sua autonomia. Também, foram discutidas diferentes deficiências e prováveis causas.

2 – Relacione o conteúdo da disciplina com a sua experiência profissional:

Nossa pratica pedagógica é permeada pela busca constante de novos conhecimentos que possibilite conhecimentos que traga resultado ao educando. Compreendi que alunos aprendem em ritmos diferentes e hoje faz se necessário uma escola que atenda á todos. Que tenho a obrigação de saber que os alunos que recebo, tem o direito de uma educação de qualidade, que propicie aprendizagem significativa, que atenda as particularidades de cada individuo. Assim, procuramos acompanhar os avanços contidos na lei, suas determinações para melhor aplicabilidade na prática.

3 – Mencione os principais autores trabalhados e a aplicabilidade destas teorias na prática:

Os principais referenciais mencionados foram: Rota, Newrra Tllecha. Transtornos da Aprendizagem. Abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Gomes, Adriana Lima Verde Atendimento Educacional Especializado Deficiência Mental, Inclusão na Rede Regular de Ensino guia do educador em sala de aula, uma vez que todo o trabalho do professor deve ser embasado nos estudos que direcionam o Sistema Educacional Brasileiro.

4 – As disciplinas trabalhadas contribuíram para seu crescimento e aperfeiçoamento profissional/ pessoal? Justifique sua resposta.

Sim. Compreendi que todo professor tem a obrigação de saber quais são as leis que regem sua prática educativa. Percebi também que cada educando tem o direito de receber uma educação de qualidade e que cada um aprende de uma maneira diferenciada e que devo a todo o momento buscar estratégias de ensino que favoreça essa aprendizagem, considerando as necessidades especificas do aluno alvo da educação especial através de atividades, recursos pedagógicos e de acessibilidade.

_______________________________________________________________

Assinatura do Aluno

Disciplina(s): Políticas, Legislações e avanços da Educação Especial e Inclusiva.

Local e Data: Goiânia, 07 de dezembro de 2013.

1 – Cite os principais pontos da(s) disciplina(s), segundo seu entendimento:

A disciplina desenvolvida teve como principais pontos o estudo sobre como tem sido o tratamento á pessoa com necessidade educacional especial ao longo dos tempos. Faz um paralelo a respeito de como essas pessoas eram atendidas e como acontece ou deveria acontecer hoje, os direitos que foram adquiridos, as brechas da lei e como deve acontecer a inclusão/ integração deste alunado. Pudemos ainda compreender o papel do poder público e como deve ser o atendimento nas salas de AEE e salas multifuncionais destinadas á este atendimento.

2 – Relacione o conteúdo da disciplina com a sua experiência profissional:

Compreendi que cada individuo possui as suas particularidades e que cada um aprende de maneira diferenciada. O professor deve estar preparado para atuar de acordo com o aluno que tem. Que o mesmo deve ter formação em pedagogia, que todo individuo com NEE tem perante a lei o direito de ser matriculado na rede regular de ensino. Assim, temos que nos preparar nos cursos de especialização, formação continuada, para atender estas pessoas.

3 – Mencione os principais autores trabalhados e a aplicabilidade destas teorias na prática:

Os principais autores estudados foram: MONTOAN,MariaTeresa Eglér.PEÇANHA, Nirje. Saint-Laurent,L. eVAGNER,a aplicabilidade destas teorias se mostram bastantes eficientes no sentido de que possamos nos enriquecer com as diferenças. Todos tem alguma coisa para aprender e algo para ensinar. Compreendo que todos tem direito a educação e de ocupar seu espaço na sociedade.

4 – As disciplinas trabalhadas contribuíram para seu crescimento e aperfeiçoamento profissional/ pessoal? Justifique sua resposta.

Contribuiram muito para a reflexão do que é inclusão/ integração. Para a compreensão de que a escola é um espaço de todos e para todos. Saber que incluir e aceitar devem estar sempre juntos e que ofereça o respaldo necessário para que ocorra ensino e aprendizagem significativa. Educação Inclusiva é muito mais do que receber aluno com NEE. É sobretudo se adequar de maneira que o aluno “Especial”possa se desenvolver de maneira mais autônoma possível dentro e fora do contexto escolar .

___________________________________________________

Assinatura do Aluno

Disciplina(s): Desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com