TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pró funcionario

Por:   •  6/12/2015  •  Dissertação  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

Módulo 2

Educadores e educandos: tempos históricos

Temos uma reflexão sobre como se da o processo de formação humano no que diz relação ao respeito, interação e a dignidade entre os colegas.

Refletimos que nossa presença no mundo não pode ser de quem dele se adapta, mas de quem nele se encere, lutando para não ser objeto, mas sim sujeito da história, valorizando o ser humano e profissional.

Para melhor compreensão encontram-se ícones disponíveis na disciplina (Atenção, saiba mais, dicionário, em outras palavras e pratiques).

Os pratiques são desenvolvidos em cima de um texto que com a ajuda da professora lemos e entendemos o conteúdo.

Unidade 1

Para que estudar e compreender a educação por meio da história?

                

            Na capa da unidade temos um desenho figurativo de um professor, participativo com o aluno, onde foca a sala de aula.

            A unidade aborda a educação publica com momentos de ressignificação suas funções socioculturais politica e pedagógica.

            As escolas sofreram mudanças importantes ao longo do tempo e passaram a não somente ensinar a ler e escrever, mas também desenvolver uma prática voltada para o respeito, os valores culturais e sociais.

Pratique pag.22

            Algumas sugestões que funcionários da escola da área da nutrição escolar podem desenvolver para se tornar um educando seriam Organizar filas na hora do lanche; Aconselhar os alunos a levar as mãos após usar o banheiro; conscientizar os alunos a não jogar lixo no chão, para que nosso espaço escolar fique sempre limpo.

Unidade 2

Educação construída pelos padres da Companhia de Jesus

Esta unidade fala de quando os colonizadores ocuparam estas terras, vieram com eles os padres da companhia de Jesus, com o objetivo de evangelizar e catequizar os nativos, mudando seus hábitos.

Também foi possível compreender que a educação no período colonial, foi uma estratégia dos colonizadores portugueses para negar a identidade indígena, e para implantar a visão europeia de mundo: sua cultura, seus valores e sua religião.

Compreendemos as escolas refletindo a sociedade hierárquica e autoritária da época, as funções nobres de educar eram reservadas aos sacerdotes, aos irmãos missionários. Os outros ficavam com os trabalhos braçais.

Pratique pag.28

No filme ¨A missão¨ podemos ver exatamente isso. Como os jesuítas catequizaram os nativos para que eles não fossem escravizados. E também como Portugal e Espanha destoem os jesuítas matando todos.

Uma aula depois de nossa professora Ana Rosa Silva Costa, ter nos passado esse filme, muito bom por si mal, tivemos uma palestra que a convite da professora, o filosofo com licenciatura em história professor Iones Rodrigues Pereira, nos falou muito sobre os jesuítas e sobre a história foi uma aula muito produtiva, informativa e esclarecedora.

Houve muitos conflitos e divergências entre os colonizadores e nativos, havia muitas diferenças entre eles.

Ainda hoje os indígenas sofrem descriminação, apesar de muitos progressos em relação ao respeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com