TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pós em gestão

Por:   •  17/11/2016  •  Dissertação  •  2.502 Palavras (11 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 11

GESTÃO ESCOLAR X CIDADANIA

Karina Soares de Souza 1

Fabrícia Souza Nazário 2

RESUMO

Ao almejar, buscar e planejar esse processo de construção da Gestão Escolar e Cidadania é falar em um processo de aprendizado que não se descreve aos limites apenas da prática educativa, mas também da prática social, pela busca da qualidade da educação, enquanto enfoque novo, desafiador, superador das limitações administrativas arraigadas nas instituições de ensino. Entretanto, essa nova concepção de gestão exige do profissional instituído na função (gestor escolar) uma qualificação sustenta nos fundamentos da liderança voltada para o sucesso do processo de desenvolvimento humano e a formação da cidadania, por meio da organização, mobilização e articulação de todas as condições humanas e materiais disponíveis. Desenvolver a autonomia para conquistar saberes significativos, ampliando a capacidade de compreensão e interpretação das aprendizagens escolares, e contribuindo para a sua formação pessoal e para a vida em sociedade. O repensar das estruturas de poder autoritário que permeiam as relações sociais e, no seio dessas, as práticas educativas. Vivemos em uma sociedade que se diz democrática nas decisões e nas ações, contudo, que muitas vezes não acontece na prática. Os resultados enfatizam a importância da gestão democrática para a qualidade do ensino e mostram que, embora já tenham acontecido importantes avanços, ainda existe uma necessidade de se aprofundar a compreensão em torno da gestão e cidadania, ampliar os espaços de discussão e unir esforços na luta pela melhoria da qualidade na educação. Consideramos neste trabalho, a minha experiência enquanto educadora e a reflexão sobre o presente trabalho que é preciso construir o espaço de se educar na cidadania.

Palavras-Chave: Gestão Escolar; Democracia; Cidadania;

1 INTRODUÇÃO

A escola como uma instituição necessita saber que deve formar sujeitos que possam ser inserido na sociedade de modo a modificá-la positivamente. Se para a sociedade, é a escola que configura o indivíduo, logo se conclui que, os dois ambientes, o meio escolar e o social, devam cultivar uma relação de reciprocidade para o bom andamento da educação. Por isso, tem-se o olhar de que há a necessidade de uma mútua colaboração entre a esfera social e a dimensão escolar, principalmente, em relação ao meio externo do local a que as unidades de educação pertencem.

A função de educar requer técnicas adequadas das relações humanas, pois no dia a dia escolar, trabalhamos com sujeitos de diferentes formas de agir, influenciados por vários fatores como: classe social, crenças, habitação, ambiente familiar, por isso, é importante que o espaço escolar seja um lugar onde prevaleça a prática da gestão, que em sua abrangência, envolve o respeito às diferenças, a consciência da ética, o fato da participação e o incentivo da mesma.

O conhecimento é uma característica indispensável na gestão escolar, pois através dela, busca-se conseguir os objetivos com um auxílio mais amplo e com maiores possibilidades de se obter o sucesso naquilo que se almeja. É indispensável que o educador apresente a consciência da importância desse tipo de gestão, pois o educador é uma peça chave para um ensino de qualidade, logo sua colaboração e conhecimentos são fundamentais para uma administração escolar.

Pode-se garantir que o Conselho Escolar (CE), quando executado de forma exata, é um dos métodos mais democrático que podemos ver em uma escola. Agora, em sua concepção, nota-se que há uma ampla participação no âmbito da escola e da comunidade local na sua atuação, ele menciona às metas e ações propostas no Projeto Político Pedagógico e busca manter uma maior clareza em relação às questões da escola.

Tornar uma relação integra entre a escola e a comunidade não é algo estranho de se acontecer na prática, contudo, a gestão escolar deve estar preparada em trabalhar com a finalidade de garantir essa inter-relação de colaboração e ajuda mútua e ela fará isso de maneira mais lógica de se adotar aos padrões de uma gestão escolar.

Enfim, buscamos as prováveis maneiras pelas quais a comunidade pode estar inserida na escola e o seu desempenho tem inúmeros benefícios para as unidades de educação, compreender também sobre a discussão da influência da família, que exerce um importante papel no desenvolvimento das práticas educacionais.

2 DEFINIÇÃO DE GESTÃO ESCOLAR X COMUNIDADE

A Gestão Escolar, também conhecida no passado como Administração Escolar, ainda muitas de suas funções que hoje lhe são conferidas já existissem, é um termo atual. A transformação da qualificação não foi apenas na escrita, mas também de entendimentos teóricas a respeito dessa atividade, e, além disso, cogita as transformações procedentes de um determinado contexto histórico.

No período de transformações importantes e gradativas na sociedade brasileira, pode-se perceber a necessidade de mudanças constantes na maneira de conduzir e preparar os vários âmbitos que as formam. Neste aspecto, a escola como instituição de cunho vital para o bom andamento dos métodos sociais não poderia se tornar alheia a tais mudanças, pois a educação tem papel fundamental para a edificação do bem estar social e da cidadania.

A gestão escolar é o ambiente pelo qual as instituições educacionais são conduzidas e formadas, tendo em vista os fatores econômicos, políticos, estruturais, pedagógicos, sociais, entre outros. A partir das deliberações da gestão que a escola toma posse de seus exercícios e aspectos para a ampliação nos processos educativos. Com ela, passa a existir a democratização da mesma que tem sido um contexto corriqueiro no meio educacional.

Esta visão de gestão tem apresentado novos horizontes para a educação brasileira, pois, adequar aos avanços é de significativa importância para a educação, tais como o envolvimento da comunidade escolar na eleição do diretor da escola e a implantação dos conselhos escolares com papel deliberativo e decisório.

Sabe-se que ainda hoje, no Brasil, o ensino cogita o modelo antigo de administração clássica, onde a evidência se dá no cumprimento das normas e técnicas uniformizadas e rigorosas que deviam ser seguidas por todas as escolas, para que trabalhassem da mesma forma. Também vivendo em uma sociedade dinâmica, não podemos nos segurar aos métodos do passado, pois as alterações da época determinam as transformações dos métodos e técnicas. A gestão escolar precisa aderir à suas funções e pertinências, visto a necessidade panorâmica social, econômico e político em que nos encontramos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (174.5 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com