TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUANDO A CRIANÇA NÃO APRENDE A LER E NEM ESCREVER

Por:   •  4/4/2016  •  Resenha  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 3

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Relatório de Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais

NOME: Jose Eduardo Pimentel Nacari        

RA: 1116056

ATIVIDADES: Relatório/Resumo de Livros

HORAS: 15

QUANDO A CRIANÇA NÃO APRENDE A LER E A ESCREVER

Vitória/ES

2015

QUANDO A CRIANÇA NÃO APRENDE A LER E A ESCREVER

O livro “quando a criança não aprende a ler e a escrever” foi escrito por Envira Souza Lima e faz parte a coleção Fundamentos para a Educação. Foi lançado pela Editora são Paulo em 204 e tem 32 páginas.

A pesquisadora fez a obra voltada para docentes em todos os níveis de atuação e estudantes do curso de pedagogia. Elvira analisa que a escrita é uma produção cultural sistematizado. Fala ainda que a causa de muitas crianças não aprenderem pode estra na metodologia que se aplica sem ala de aula, que nestes casos pode estra inadequada e insuficiente. Outro fator de suma importância é a avaliação, pois esta deve abranger todos os aspectos que envolvem a vida da criança, inclusive levando em consideração seu momento próprio de aprendizado. Assim, o professor deve refletir constantemente suas práticas pedagógicas sem ala de aula, enfatizando a importância do planejamento, dando dicas do que pode e não pode, do que deve  e do que não deve ser transmitido para o aluno    na fase do letramento.

A autora expõem na obra supramencionada que os fatores culturais devem ser considerados para que o aprendizado seja concretizado e mesmo que a criança aprenda brincando a função da educação infantil é aproximar ou apresentar ao aluno a escrita. Neste sentido, cada letra do alfabeto terá uma representação para o aluno deforma significativa, podendo o professor intervir para que a criança reconheça de fato cada letra e este passe a ter cada vez mais significados e sua vida.

Quando a experiência emocional, esta pode sim interferir no aprendizado. Sua história de vida, seu histórico familiar também deve ser levando em consideração e por isso, esta criança deve ser a colhida e incluída no processo e alfabetização para que  aspectos como posição social e outros não sejam fatores de reprovação e consequentemente de exclusão.


Minha palavra final:

Sabe-se que a educação infantil é uma parte de extrema relevância no processo de ensino aprendizagem. Nesta fase as crianças aprendem com o lúdico, onde  sua personalidade é formada e seu contato com outras criança o tornam um ser mais social e apto a exercer sua criticidade, ganhando autonomia e desenvolvendo em todos os aspectos de sua vida

Assim, faz-se   importante a promoção do desenvolvimento de habilidades que permitam o aluno a participar de práticas sociais de leitura e escrita e que delas se aproprie: registrando coletivamente e individualmente projetos/estudos; explorando suportes de escrita e de gêneros textuais: livros de história, livro didático, jornal, cartaz, folheto, revistas em quadrinhos e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (314 Kb)   docx (254.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com