TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é A Função Da Leitura E Do método, Na Compreensão Da Realidade?

Pesquisas Acadêmicas: Qual é A Função Da Leitura E Do método, Na Compreensão Da Realidade?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  201 Palavras (1 Páginas)  •  1.071 Visualizações

Quando entramos no universo acadêmico, trazemos em nossa bagagem conceitos, dogmas e conhecimentos que parametrizavam nossas ações e atitudes. Atitudes e ações muitas vezes tendenciosas com relação a determinados assuntos, adotando posturas passivas diante do que nos é exposto.

A leitura e o método tem função primordial no processo de compreensão da realidade. Precisa-se olhar criticamente para o que nos é exposto em sala de aula e em livros para reconstruir o saber de forma imparcial, analisando o assunto de maneira cética, com análise de argumentos e hipóteses, ou seja, ativamente. Apenas ler ou decorar não é suficiente para ter um olhar externo, crítico sobre o assunto em questão. É imprescindível criar novos pensamentos, questionar caso haja divergências. Ex.: Uma empresa contrata um consultor. Em sua análise ele mostra muitos pontos de melhoria na gestão da empresa que ainda não foram apontados pelos inúmeros funcionários experientes e intelectuais que ela possui. Por quê? Um olhar de fora percebe nuances imperceptíveis em quem está ligado ao processo diariamente, mesmo que seja detalhes óbvios. Assim, em toda nossa leitura, precisamos ter uma visão externa, desligada de “verdades” já adquiridas para podermos reconstruir nossa compreensão da realidade, uma visão ativa, dotada de métodos científicos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com