TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE LEITURA DA REALIDADE: FÍSICA

Por:   •  8/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 5

UNIUBE

UNIVERSIDADE DE UBERABA

[pic 1]

Cursos de Licenciaturas - EAD online

Etapa 4

A MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE LEITURA DA REALIDADE: FÍSICA

13783 – Djalma Gonçalves Pereira – Professor Tutor

1058788 – Erivaldo Rodrigo Duarte – Aluno

1091099 – Cleonice Pereira Barbosa Batista – Aluna

1089917 – Maria Aparecida Alves de Oliveira – Aluna

1087178 – Priscila Barbosa Costa Rodrigues – Aluna

1088203 – Rosilene Nogueira de Faria Carvalho - Aluna

Uberaba, MG – Brasil

Março de 2015.

Matemática no Transito 4: Física

Introdução

Este trabalho foi produzido pela turma da 4ª etapa de Licenciatura em Matemática da Universidade de Uberaba – Uniube. O objetivo é mostrar como a física está presente no nosso dia a dia, as leis foram feitas para regrar comportamentos, analisando esta perspectiva através do trânsito, verificamos que a disputa por espaços, somada ao individualismo da maioria dos personagens que transitam pelas vias, provoca, inevitavelmente, uma colisão de interesses. As leis são aplicadas para que esse embate não subtraia direitos e garantias individuais muito menos coletivas. Alguns preceitos legais são burlados constantemente e a consequência deste ato não afeta, algumas vezes, o infrator. Porém, as leis da física não podem ser iludidas. As três leis de Newton, publicadas em 1687, que descrevem o comportamento de corpos em movimento, demonstram que no trânsito não se permitem atitudes equivocadas, pois elas sempre cobrarão o seu preço. Perceberemos que, diariamente, em nosso cotidiano, estamos sujeitos às leis da física. Tendo conhecimento desses princípios, e de como eles serão aplicados ao trânsito, entenderemos o quanto é importante transitar respeitando as normas de segurança implementadas pelo código de trânsito. 

Nesse sentido, vamos abordar alguns conceitos físicos e sua relação com o transito.

  • Distância Segura. Mostra que quando dirigimos, devemos manter uma distância mínima de outros veículos, para que, no caso de uma travagem brusca, não colidam um com o outro. E mostrado a relação entre o tempo de reação do motorista, a distância percorrida e a velocidade do veículo no momento do início do processo de frenagem.
  • Segunda lei de Newton. A força de impacto no momento da colisão. A relação da velocidade do veículo, tempo de impacto e a intensidade das forças que atuam nas diferentes partes do corpo dos passageiros do veículo que colide. Alerta que quanto mais velocidade maior é a dificuldade de frenagem, maior a possibilidade de colisão de alta energia e maior a possibilidade de óbito e lesões graves.
  • Energia Cinética. Em uma colisão a energia cinética de um automóvel é, em sua maior parte, transformada em trabalho de deformação dos veículos e de seus ocupantes. A energia cinética projeta a pessoa para cima e para frente na velocidade em que estava o veículo. Irão aparecer lesões decorrentes da energia cinética absorvida pelo corpo.

1 - Distância Segura

As infrações interferem diretamente na velocidade do veículo, o que pode provocar acidentes. Qual a distância ideal? A física trabalha com duas distâncias basicamente. Primeiro, a distância de reação, que é o tempo de você ver o perigo e ter a atitude de acionar o freio propriamente dito. Segundo, a distância de frenagem – quando você pisa no freio, o veículo também não para imediatamente, ele anda um pouco até parar. Então, a distância total para a física é a distância de frenagem mais a distância de reação. Deixe uma distância segura entre seu veículo e o veículo da frente para que você tenha a atitude de se livrar de um possível perigo que possa acontecer. 

Entre o momento em que o condutor vê um obstáculo e aquele em que começa a frear, há um intervalo denominado tempo de reação. Tempo de reação é a duração da transmissão do impulso nervoso entre o órgão receptor (o olho, que percebe o obstáculo) e o órgão de ação (o pé, que aciona o freio). O tempo de reação varia de indivíduo para indivíduo, além de nele interferir o estado de fadiga ou uma eventual alcoolemia do indivíduo. A duração média do tempo de reação é de 1 a 2 segundos. A distância percorrida durante o tempo de reação (DTR) varia em função da velocidade do veículo.

Podemos então estabelecer a seguinte fórmula:

Vi: Velocidade inicial (m/seg.)

TR: Tempo de reação (seg.)

DTR: Distância percorrida durante o tempo de reação

DTR = Vi x TR

Entre o momento em que o condutor aciona os freios e aquele em que o veículo para, a distância percorrida é chamada de distância de frenagem.

A distância de frenagem (DF) depende:

- do veículo, especialmente do estado do sistema de frenagem;

- da velocidade do veículo;

- da aderência do veículo sobre a pista. Esta aderência varia em função de dois fatores:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (193.8 Kb)   docx (592.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com