TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O valor e a finalidade de uma sala de jogos para a formação de professores dentro e fora do espaço escola

Artigo: O valor e a finalidade de uma sala de jogos para a formação de professores dentro e fora do espaço escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Artigo  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Projeto Multidisciplinar II

NOME RA

Gilvana Mendes Novais 6656390457

Atividade de Autodesenvolvimento

2013

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Projeto Multidisciplinar II

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Projeto Multidisciplinar II, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para avaliação da Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do professor tutora Tânia Maria Scapin Murias.

Anhanguera Educacional

2013

SUMÁRIO

Nº Página

1 Introdução

03

2 Desenvolvimento

04 e 05

3 Considerações Finais

06

4 Referências bibliográficas

06

1- Introdução

O objetivo deste trabalho é mostrar como a brincadoteca é lúdica e essêncial para vida dos alunos.

É um trabalho que o professor deve está sempre realizando com seus alunos para enriquecè-los seus conhecimentos.onde o jogo,a brincadeira deve sempre está presente na vida do aluno.

A brinquedoteca é uma atividade que pode ser realizada em qualquer instituição que leve o aprimoramento dos alunos..É importante, também, explicar o que é uma brinquedoteca e o seu significado pedagógico para os/as alunos/as de um curso de formação docente, futuros/as profissionais da educação ou, em muitos casos, alunos/as que já são educadores/as já atuando em diferentes níveis de ensino e para pesquisadores relacionados à área da infância e da educação. No caso do projeto em questão, necessário se faz explicitar sua importância e finalidade para a formação docente, dentro e fora do espaço escolar .

2-Desenvolvimento

Passo 1

O espaço desse tipo de brinquedoteca deverá ser amplo, criativo, estimulante e mais que isso, deve haver uma grande variedade de brinquedos, móveis adequados e uma decoração específica de modo que as crianças sintam-se acolhidas e livres para que possam brincar e expressar-se tanto sozinhas quanto em grupos.É importante também haver vários ambientes como os “cantinhos” para as atividades diversas como: o canto do faz-de conta, de leitura, de contar histórias, de invenções entre outros.

Os objetivos desse tipo de brinquedoteca é o de estimular a criança a brincar livremente sem que se sinta forçada a praticar tais atividades, promovendo a socialização, a criatividade e a imaginação, dando a devida importância ao uso dos brinquedos e jogos no processo de seu desenvolvimento, pois tanto as brincadeiras quanto os jogos são atividades que têm funções lúdicas e educativas favorecendo assim a sua aprendizagem. A brinquedoteca não só auxilia na aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, emocional, cognitivo e na construção do pensamento.

Passo 2

Em termos” matérias” o mesmo espaço de uma brinquedoteca de uma escola de educação infantil não é tão diferente de uma que foi montada em uma universidade. Esse espaço organizado em um ambiente universitário é como se fosse uma “biblioteca” de brinquedos e materiais pedagógicos onde os professores têm acesso para que possam aprimorar a sua formação com base nas brincadeiras e jogos realizados.

A brinquedoteca é um espaço destinado ao desenvolvimento de brincadeiras.

Nesse espaço, crianças e adultos vão para brincar livremente e, ao mesmo tempo,

desenvolver as manifestações de suas potencialidades e necessidades lúdicas.

Desse modo, é um espaço que possibilita atividades pedagógicas que estejam

relacionadas com o brincar e que contribuam para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com