TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario

Monografias: Questionario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO:

O texto “A Construção da Identidade” de Manuel Castell´s contribui e muito para a formação dos professores seja como profissional ou como pessoa, pois além de mostrar diferentes tipos de construção de identidades que sempre ocorrem em um contexto marcado por relações de poder, também trás uma reflexão meio que indiretamente a respeito do ser professor e seu compromisso social no momento em que entra na sala de aula e se relaciona com seus alunos.

OBJETIVO:

Este relatório tem como objeto principal apresentar de forma bem reflexiva minhas conclusões sobre todas as questões que foram discutidas em sala de aula dentro do seminário do texto “A Construção da Identidade” de Manuel Castell´s, assim como tudo o que consegui assimilar a respeito do espaço escolar e da relação de poder entre professores e alunos em meio à globalização.

PROCEDIMENTOS:

Para a construção deste relatório fiz uma leitura do texto de Castell´s, anotando em meu caderno pontos que não compreendi de imediato para poder levar em discussão no dia da apresentação do seminário.

RESULTADOS E DISCUSSÃO:

No seminário que foi realizado nos dias 01/09/08 e 08/09/08 na aula de Sujeitos e Espaços da Atuação Docente, foram separadas quatro questões a respeito do texto “A Construção da Identidade” de Manuel Castell´s e os alunos em diferentes grupos tiveram que apresentar suas opiniões a respeito dos temas perguntados.

O primeiro grupo que foi o grupo no qual eu participei teve que estabelecer a relação existente entre identidade, poder da fala e cultura. O grupo estabeleceu essas relações começando a dizer que a identidade de um sujeito é basicamente constituída a partir de sua cultura, pois o modo de viver de socializar-se faz com que ele se conheça e determine suas próprias características e o poder da fala vem como o meio de transmissão dessa cultura para o próximo.

Com a apresentação dessa questão e com os debates que foram surgindo a respeito da mesma, consegui entender claramente que ter identidade é possuir uma série de significados como nomes, idiomas, etnias, regras, e principalmente culturas e que estas só podem ser estabelecidas quando conseguimos assimilar o que é ensinado por uma dada sociedade através do poder da fala. E levando para o cotidiano escolar, penso que o professor ao entrar na sala de aula tem que ter a percepção de está lidando com diferentes tipos de alunos e através do poder da fala que possuí, possa ajudar o aluno na construção de sua própria identidade, pois como foi dito no seminário a fala possibilita a construção e a divulgação da cultura que por sua vez reformula a identidade.

O segundo grupo ficou encarregado de dizer de acordo com Castro qual a identidade que mais se aplica na sociedade atual, e através dessa questão foi colocado que a globalização pretende unificar, ou seja, pretende que o mundo seja em unidade só que quando pensamos em unidade sem contradição (sem ninguém apontando para mim as minhas diferenças) ela se torna uniformidade.

E de acordo com o que o grupo colocou a identidade que mais se aplica na sociedade atual é a de resistência, pois a uniformidade implica em deixar as coisas do mesmo jeito e não aceita mudanças e o povo quer contradição, porque quer fazer valer o direito dele ser livre e resistindo ao que o poder o limita desenvolve uma identidade de resistência para si. Identidade essa que vejo como importante, pois quando temos em uma sociedade um indivíduo que por não concordar com o que lhe é exposto consegue carregar mais pessoas para o seu pensar acaba transformando a identidade de resistência em uma de projeto e por fim se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com