TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões obrigatórias para o dossiê

Tese: Questões obrigatórias para o dossiê. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Tese  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 3

 Questões obrigatórias para o dossiê

Tanto para esta unidade como para a Unidade 2, leia pelo menos os livros da bibliografia básica:

1. Liste o máximo de assuntos ou itens de Geografia que qualquer pessoa precisaria saber para ter uma vida melhor.

R: O espaço geográfico e seus limites deve ser compreendido como resultado da integração entre homem-natureza (relevo, clima, hidrografia, solos,vegetação, geologia, ecossistema, biodiversidade,etc.) e dinâmica humana/sociedade (urbanização e cidades; globalização e geopolítica; socioeconomia, indústrias,agricultura)e principalmente pensar no futuro.porque a geografia é vida.

2. O que, e como, devemos fazer para que as crianças aprendam Geografia com mais prazer?

R: As crianças devem entender que em tudo que fazemos a geografia está presente,em sua casa ao acordar indo escovar os dentes deixando a água sair pela torneira e descer pelo ralo,você sabe para onde essa água vai? Se ela é tratada? O lixo que sua mãe leva de manha para fora se ele vai se coletado corretamente se há um destino correto?porque chove? São inúmeras coisas em nosso dia a dia que nos ensina a geografia. o porque de tão importante em aprender.Não e apenas decorar textos e sim fazer historia pois, ensinar qual melhor caminho a seguir qual o tempo que você ira levar,podem ver qual o caminho que leva para ir a escola quanto tempo gasta quantas quadras eles andam se e o caminho e o mais curto,para que entendam que Geografia é a vida.

3. Por que muitas pessoas passam fome num país com um território do Brasil?

R: No Brasil poucos têm muito e muitos têm pouco, a fome no Brasil é um processo histórico, por diversos fatores: má distribuição de renda, maior parte da população não tem qualificação profissional, má distribuição de terras produtivas, a corrupção do governo e a divida externa, tudo isto impede o desenvolvimento social.falta estrutura para muitas famílias principalmente em grandes cidades aonde o desenvolvimento e desenfreado e acaba super lotando aonde separa as classes sociais e abre concorrências para empregos e cada dia fica mais difícil.

4. O que a Geografia tem a ver com o homem?

R: O homem está cada vez mais presente no espaço, a geografia está presente em tudo em cada passo que damos ao acordar. Relação homem-natureza, ao mesmo tempo em que o homem constrói ele esta destruindo.

5. Quando, onde e por que surgiram as ideias geográficas, ou seja, a Geografia?

R: Quando o homem sentiu a necessidade de compreender o espaço a relação homem-natureza, Desde a antiguidade existiam alguns conhecimentos,embora dispersos. Até o século XVIII não havia unidade de conhecimento geográfico.Os gregos na antiguidade fizeram surgir o termo geografia que diziam a respeito à medição do espaço e forma da terra e discrição dos lugares mas só no século XIX, que juntamente com outras ciências se tornou autônoma sabiam que precisariam desvendar todos fenômenos da natureza.

6. A Geografia Pragmática modernizou-se para dar lugar à Geografia Crítica. O que faz e qual é a importância desse novo enfoque da Geografia?

R:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com