TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DISTURBIO DE APRENDIZAGEM

Monografias: RELATORIO DISTURBIO DE APRENDIZAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  1.922 Visualizações

Página 1 de 4

Este relatório é referente ao curso de distúrbios de aprendizagem, curso este oferecido pelo Grupo Iped, o objetivo desse curso é ensinar sobre o que é, como identificar e quais são os tipos de distúrbios de aprendizagem que existem, mostrar o comportamento e tratamento da pessoa com distúrbios e quais as opções de tratamento,melhorando o ensino- aprendizagem dos alunos nas aulas.

Para conhecer o Distúrbio de Aprendizagem é necessário sabermos inicialmente o que significa aprendizagem. Aprendizagem é a aquisição de conhecimento ou especialização ou seja é o ato de aprender.

O que é Distúrbio de aprendizagem é uma expressão que se refere a um grupo heterogêneo de distúrbios manifestados por dificuldades intensas na aquisição e utilização da compreensão auditiva, da fala, da leitura, da escrita e do raciocínio matemático.

Tipos de Distúrbios de Aprendizagem são:

Distúrbio de Déficit de Atenção ou Hiperatividade (TDAH): é um problema de ordem neurológica, que traz consigo sinais evidentes de inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade. Hoje em dia é muito comum vermos crianças e adolescentes sendo rotulados como DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção), porque apresentam alguma agitação, nervosismo e inquietação, fatores que podem advir de causas emocionais. É importante que esse diagnóstico seja feito por um médico e outros profissionais capacitados.

Dislexia : Refere-se à falha no processamento da habilidade da leitura e da escrita durante o desenvolvimento, é um atraso no desenvolvimento ou a diminuição em traduzir sons em símbolos gráficos e compreender qualquer material escrito.O aluno faz trocas ou omissões de letras , inverte sílabas , a leitura é lenta , dá pulos em linhas ao ler um textos.

Disgrafia: Falha na aquisição da escrita implicando uma inabilidade ou diminuição no desenvolvimento da escrita.O aluno faz trocas e inverte letras , caligrafia mal traçada e ilegível com letras muito próximas e desorganização ao produzir um texto.

Discalculia: É a dificuldade para cálculos e números, de um modo geral os portadores não identificam os sinais das quatro operações e não sabem usá-los, não entendem enunciados de problemas, não conseguem quantificar ou fazer comparações, não entendem sequências lógicas. Esse problema é um dos mais sérios, porém ainda pouco conhecido.

Professores podem ser os mais importantes no processo de identificação e descoberta desses problemas, porém não possuem formação específica para fazer tais diagnósticos, que devem ser feitos por médicos, psicólogos e psicopedagogos. O papel do professor se restringe em observar o aluno e auxiliar o seu processo de aprendizagem, tornando as aulas mais motivadas e dinâmicas, não rotulando o aluno, mas dando-lhe a oportunidade de descobrir suas potencialidades. O pedagogo e o psicopedagogo tem um papel importante,pois a pedagogia e estuda os temas e o os ramos que a educação abrange .Essa ciência tem por base encontrar uma maneira boa e que a criança consiga absorver as informações repassadas , tanto na instituição de ensino quanto em outro lugar, pois ela deve ter conhecimento para interpretar cada assunto que lhe chega as mãos.A psicopedagogia é uma especialização que une a pedagogia e a psicologia que tem mais ferramenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com