TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distúrbio De Aprendizagem

Trabalho Universitário: Distúrbio De Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2013  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 3

A sigla TDAH refere-se ao transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, uma doença que se manifesta durante a infância e na maior parte das vezes acompanha o indivíduo pelo resto de sua vida. Esta doença se apresenta através de sintomas como impulsividade, desatenção, inquietude ou a combinação destes.

Contudo, para que se haja o diagnóstico de TDAH, estes sintomas devem apresentar-se além de um limite aceitável, dito como normal de acordo com o desenvolvimento e idade da criança.

Há de salientar que de acordo com pesquisas, o TDAH afeta um percentual que vai de 3 a 5 % das crianças em idade escolar, esta doença também acomete com mais freqüência crianças do sexo masculino.

Crianças com TDAH apresentam grande dificuldade para selecionar, atender, controlar e manter sua atenção aos estímulos que são feitos a elas, também apresentam excessiva agitação quando são expostos a estes estímulos, e por este motivo é que se faz necessária a presença de um profissional especializado, onde seu objetivo será acompanhar e orientar o desenvolvimento e necessidades da criança em sala de aula. Este profissional terá a missão de ajudar a criança na obtenção de vários parâmetros, criarem estratégias e hábitos cognitivos, que serão base para seu desenvolvimento.

Metas que podem ser alcançadas com a adoção de profissional especializado em crianças com TDAH:

• Melhorar ou extinguir os sintomas da TDAH.

• Minimizar ou tornar nulos sintomas associados.

• Melhorar a linguagem, aprendizagem, escrita, relação social e familiar.

De acordo com publicações sobre o tema TDAH, no tratamento de crianças com este tipo de doença, existe a necessidade de se criar um esforço conjunto com vários profissionais (área médica, saúde mental e pedagógica), que trabalhão juntamente com os pais a fim de minimizar a ocorrência do distúrbio.

Consiste no tratamento, a abordagem de diversos profissionais, que trabalharão em conjunto para combater o distúrbio, esta forma de intervenção se denomina intervenção multidisciplinar.

Para que este tipo de abordagem seja feita com êxito, é necessário que se orientem os pais sobre os fatores responsáveis pelo surgimento do TDAH e a orientação de estratégias para obter controle sob o comportamento. Estas propostas devem estar dentro de um programa pedagógico onde deverá constar dentre outras proposições, aconselhamento individual e familiar, que será utilizado se houver necessidade, no caso de conflitos familiares.

Podemos considerar dentre as dificuldades do aluno que possui TDAH, que a mais elevada seria a execução das atividades passadas para casa, e por esta causa, o professor deve ter em mente que alunos com este tipo de doença, costumam demorar entre três a quatro vezes mais tempo para por executá-las (ROHDE et al., 2003). Desta forma, dentro do planejamento feito para este tipo de clientela, é necessário que haja a necessidade de focar a lição de casa como uma atividade que objetiva a rever e praticar o conteúdo apresentado em sala de aula, e atentar para que não haja extrapolação de quantidade de atividade, para que não exceda os limites do aluno. Também é necessário que esta atividade não esteja associada à punições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com