TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disturbio De Aprendizagem

Trabalho Escolar: Disturbio De Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 4

Curso de distúrbios de aprendizagem

Este relatório é referente ao curso de distúrbios de aprendizagem, curso este oferecido pelo Grupo Iped, o objetivo desse curso é ensinar sobre o que é, como identificar e quais são os tipos de distúrbios de aprendizagem que existem, mostrar o comportamento e tratamento da pessoa com distúrbios e quais as opções de tratamento,melhorando o ensino- aprendizagem dos alunos nas aulas.

Para conhecer o Distúrbio de Aprendizagem é necessário sabermos inicialmente o que significa aprendizagem. Aprendizagem é a aquisição de conhecimento ou especialização ou seja é o ato de aprender.

O que é Distúrbio de aprendizagem é uma expressão que se refere a um grupo heterogêneo de distúrbios manifestados por dificuldades intensas na aquisição e utilização da compreensão auditiva, da fala, da leitura, da escrita e do raciocínio matemático.

Tipos de Distúrbios de Aprendizagem são:

Distúrbio de Déficit de Atenção ou Hiperatividade (TDAH): é um problema de ordem neurológica, que traz consigo sinais evidentes de inquietude, desatenção, falta de concentração e impulsividade. Hoje em dia é muito comum vermos crianças e adolescentes sendo rotulados como DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção), porque apresentam alguma agitação, nervosismo e inquietação, fatores que podem advir de causas emocionais. É importante que esse diagnóstico seja feito por um médico e outros profissionais capacitados.

Dislexia : Refere-se à falha no processamento da habilidade da leitura e da escrita durante o desenvolvimento, é um atraso no desenvolvimento ou a diminuição em traduzir sons em símbolos gráficos e compreender qualquer material escrito.O aluno faz trocas ou omissões de letras , inverte sílabas , a leitura é lenta , dá pulos em linhas ao ler um textos.

Disgrafia: Falha na aquisição da escrita implicando uma inabilidade ou diminuição no desenvolvimento da escrita.O aluno faz trocas e inverte letras , caligrafia mal traçada e ilegível com letras muito próximas e desorganização ao produzir um texto.

Discalculia: É a dificuldade para cálculos e números, de um modo geral os portadores não identificam os sinais das quatro operações e não sabem usá-los, não entendem enunciados de problemas, não conseguem quantificar ou fazer comparações, não entendem sequências lógicas. Esse problema é um dos mais sérios, porém ainda pouco conhecido.

Professores podem ser os mais importantes no processo de identificação e descoberta desses problemas, porém não possuem formação específica para fazer tais diagnósticos, que devem ser feitos por médicos, psicólogos e psicopedagogos. O papel do professor se restringe em observar o aluno e auxiliar o seu processo de aprendizagem, tornando as aulas mais motivadas e dinâmicas, não rotulando o aluno, mas dando-lhe a oportunidade de descobrir suas potencialidades. O pedagogo e o psicopedagogo tem um papel importante,pois a pedagogia e estuda os temas e o os ramos que a educação abrange .Essa ciência tem por base encontrar uma maneira boa e que a criança consiga absorver as informações repassadas , tanto na instituição de ensino quanto em outro lugar, pois ela deve ter conhecimento para interpretar cada assunto que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com