TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO- MAGISTÉRIO / NORMAL NÍVEL MÉDIO

Ensaios: RELATÓRIO DE ESTÁGIO- MAGISTÉRIO / NORMAL NÍVEL MÉDIO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  5.415 Palavras (22 Páginas)  •  13.472 Visualizações

Página 1 de 22

UNINTER CENTRO UNIVERSITÁRIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO ESPECIAL

IPATINGA

2012

UNINTER CENTRO UNIVERSITÁRIO

NOME: Kledione Carvalho de Amorim, RU 629322,

NOME: Ligia Mara Ferreira de Aranda, RU 184308,

NOME: Leila Ramos de Souza Lima, RU 629355,

NOME: Tathiany Alcântara Cruz Souza, RU 595672,

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO ESPECIAL

Relatório de Estágio Supervisionado – Educação Especial apresentado a UTA – Corporeidade e Inclusão, no curso de Pedagogia.

Tutor Local: Sônia Regina de Almeida Moraes

Pólo de Apoio Presencial: Ipatinga/ MG

IPATINGA

2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. A ESCOLA ESTAGIADA E OS ALUNOS (AS) EM PROCESSO DE INCLUSÃO 6

2.1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA 6

2.2. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA 7

2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO 9

2.3.1 CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE OBSERVAÇÃO 9

2.3.2 CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA ESTAGIADA 11

2.3.3 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DO PEDAGOGO 12

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 19

REFERÊNCIAS 21

1 INTRODUÇÃO

A educação especial privilegia o processo de aprendizagem do futuro docente, uma vez que leva indagar sobre as propostas adotadas pela escola para lidar com as necessidades inclusivas de alunos especiais.

Segundo Silva e Urbanetz (2011, p.29);

Nessa perspectiva, o estágio em educação especial é elemento importante para a sua formação inicial, futuro pedagogo/professor, por representar um período de aproximação com o contexto em que você atuará, ao promover vivências diversas no ambiente escolar, que permitem observar a estrutura, a organização e o funcionamento da escola em movimento e, mais especificamente, possibilitar a você a oportunidade de refletir sobre as diferentes necessidades e potencialidades dos alunos, e a perspectiva de construir uma prática docente em que todos se sintam acolhidos.

Dessa forma o Estágio Supervisionado Educação Especial busca desenvolver uma dimensão investigativa, articulando conhecimento teórico e atuação prática, visando compreender e atuar, estabelecendo um comparativo com a prática educativa existente nas diferentes turmas. Sendo assim, as estudantes tiveram oportunidade de observar o trabalho da equipe pedagógica, na prática educacional, onde visa proporcionar ao aluno uma visão da realidade das instituições educacionais, expandir seus conhecimentos através de observações, reflexões e práticas participativas. Tem por objetivo formar pedagogos preparados para a realidade escolar, através da inserção na instituição escolar, onde poderá refletir sobre a relação estabelecida entre teoria e prática e apropriar-se de conhecimentos com a interação de profissionais experientes.

O presente estágio está relacionado às ações que envolvem a docência com alunos que apresentam necessidades educativas especiais no contexto do ensino regular. O mesmo foi realizado na Escola Doce Infância Ensino Infantil LTDA, nos dias 01, 02, 03, e 04 de Abril de 2013, pelas alunas Kledione Carvalho de Amorim, Ligia Mara Ferreira de Aranda, Leila Ramos de Souza Lima, Tathiany Alcântara Cruz Souza.

Nosso objetivo é reconhecer, entender e analisar a prática da inclusão no ensino regular. Pois o ensino inclusivo respeita as deficiências e diferenças, reconhece que todos são diferentes, e que as escolas e os velhos paradigmas de educação precisam ser transformados para atender às necessidades individuais de todos os educandos, tenham eles ou não algum tipo de necessidade especial. Se não nos acostumarmos nesta nova visão educacional, não conseguiremos romper com velhos paradigmas e fazer a reviravolta que a inclusão propõe. Sendo assim segue principais objetivos do Estágio Supervisionado - Educação Especial: Observar os locais de realização à formação das equipes no processo do estágio participativo; o papel do estágio na formação do pedagogo; as ações pedagógicas da docência e a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais no ensino regular; reconhecer as implicações didático-pedagógicas no processo de inclusão; reconhecer o papel do professor-pesquisador face às novas demandas do ensino regular e da tecnologia para a educação especial; observar os espaços de ação dos alunos e do professor: a sala de aula, o laboratório de informática, a biblioteca, o pátio, os locais de atividades recreativas, entre outros; analisar a Prática Pedagógica do Professor e os documentos legais da escola que regem a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais no ensino regular; observar a organização e a disposição dos materiais escolares e demais espaços físicos da escola para a acessibilidade dos alunos, Lei NBR 14.022; reconhecer os principais obstáculos da inclusão enfrentados pela escola, pelo (a) professor (a) do ensino regular.

A construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com