TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  5/9/2021  •  Artigo  •  6.798 Palavras (28 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Mateus Pinto Ramineli RU: 1386748

Thiago Alves Ferreira RU: 2824524

RELATÓRIO ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO, EJA, CURSOS TÉCNICOS/HÍBRIDO.

ALTÔNIA PR

2021

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 ESTADO DA ARTE        5

2.2 BASES DE DADOS         5

2.2.1 CONTEXTO DO FILME         7

2.2.2 ANÁLISE IMAGETICA         7

2.3 MATERIAL DIDATICO CRIAÇÃO E REFLEXÃO        9

2.4 PRÁTICA E AS TEORIAS PRAXIS         13

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS          17

REFERÊNCIAS         18

1 INTRODUÇÃO

O estágio é a preparação para o futuro profissional, por isso o aproveitamento do mesmo precisa ser em sua plenitude, a simulação da vida real faz com que adquirimos experiências no momento da prática em si. O estágio realizado foi o dos diferentes contextos, o modelo escolhido foi o formato Ensino. Esse tipo de experiência vivida fora do contexto escolar faz com que o futuro docente conheça as variantes encontradas na gestão de sala de aula, percebendo e identificando na periferia, que são as práticas extracurriculares, como atuar no centro do processo de aprendizado, que é na sala de aula, adquirindo e transmitindo conhecimento mútuo com os alunos.

Pelo contexto de pandemia vivido no mudo atual, o estágio híbrido está sendo o utilizado, pelo fato do contato direto com as demais pessoas estar sendo impossibilitado atualmente. No primeiro momento adotou-se o estudo da forma que o referido modelo seria aplicado. Em seguida, estratégias de como os conteúdos apresentados contribuiriam para formação no curso de Geografia, já que a atuação em sala de aula não necessariamente precisa estar presente no estágio de diferentes contextos, pôde também relacionar o filme com as vivências no contexto escolar, ponto central da aprendizagem.

Metodologicamente, um tema voltado para resultados positivos, se fez necessário, contudo, para careira docente. Desta maneira, a escolha do filme preferencialmente precisa estar alinhada ao contexto do estágio, e posteriormente sua introdução na sala de aula. O filme escolhido foi, “O menino que descobriu o vento”, pelo papel de cooperação e união na vida no campo. Em seguida assistir ao filme para realizar as anotações e reflexões necessárias. O conteúdo do filme foi extremamente relevante na formação acadêmica, proporcionando momentos voltados a cooperação em contexto rural, podendo ser transmitido para a atuação profissional docente.

O estudo se encontra estruturado em seu primeiro momento com o fechamento sobre os aspectos técnicos do filme, em seguida, a elaboração do material pedagógico, até chegar nas considerações finais, ponto onde foi possível fazer uma reflexão do percurso percorrido do estágio, até o que pôde aprender com o mesmo.

Portanto, é imprescindível pensar em uma formação acadêmica sem a realização do estágio, pela riqueza dos conteúdos explanados, utilizando fundamentação teórica confiáveis para respaldar sua elaboração com qualidade. Foi possível refletir a vida no campo e a cooperação que a mesma pode proporcionar.

2 DESENVOLVIMENTO

As atividades realizadas para a composição do estágio profissional híbrido, inicialmente foi à escolha de um filme que trouxesse contribuições para a minha formação acadêmica. Depois de escolher e assistir ao filme fazendo anotações e resenhas. Após assistir e ter em mãos as anotações foi o momento de realizar o relatório com as reflexões pertinentes ao curso à formação acadêmica.

O presente trabalho apresenta uma análise na perspectiva pedagógica existentes no filme “O menino que descobriu o vento” que mostra a vida de uma comunidade do campo no país africano Malawi, onde um menino de 14 anos, revolucionou a vida de todos.

O filme foi selecionado a partir de uma lista de filmes que retratam o cotidiano da vida no campo, sendo que o critério para escolha foi embasado nas interações e como essas contribuíram no processo da aprendizagem do personagem principal.

O tema escolhido foi a educação no campo, na qual constitui as especificidades de modos de vidas diferentes das variadas populações. Implica, portanto, em um processo de reflexão sobre as igualdades de oportunidades das pessoas que vivem em diferentes ambientes, na participação efetiva das políticas públicas voltadas para a proximidade de condições, a capacidade criativa das pessoas de conseguir se virar no dia a dia com poucos recursos, a união nas dificuldades, uma referência enorme de que com o esforço e dedicação, mesmo que em grandes dificuldades os frutos podem ser colhidos, que é o sucesso na vida acadêmica, podendo oferecer um futuro melhor para a família.

2.1 ESTADO DA ARTE

Para o desenvolvimento do estágio hibrido utilizou a pesquisa bibliográfica com a temática sobre educação no campo, em cidades pequenas principalmente, ainda encontramos propriedades de produção familiar, por isso escolas do campo se fazem extremamente necessárias, na introdução de técnicas diferentes, em busca de evolução.

Uma escola inclusiva, com práticas voltadas para essa temática se encontra em pleno alinhamento com a modernidade, há muito tempo o ensino tradicional não tem resultados satisfatórios, por isso a introdução de metodologias ativas, são agentes facilitadores da aprendizagem.

Segundo SOUZA, SHIGUTI e RISSOLI, metodologias ativas:

[...]consistem em processos educacionais interativos de conhecimento, análises, pesquisas, exames e decisões individuais ou coletivas, com a finalidade de encontrar soluções para um problema. Estas metodologias empregam estratégias educacionais na solução de problemas contextualizados, adequadamente, ao conteúdo letivo que será abordado com cada aprendiz, procurando estimulá-lo a conhecer melhor o problema, examiná-lo na dimensão necessária à reflexão que possibilite conhecê-lo para propor uma solução, ou mesmo chegar a resolvê-lo. (SOUZA, SIGUTI e RISSOLI, 2013, p. 654)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.8 Kb)   pdf (167 Kb)   docx (291.6 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com