TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: PRODUTOS NOTÁVEIS NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MANUEL DE SOUZA

Por:   •  31/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  3.452 Palavras (14 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 14

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: PRODUTOS NOTÁVEIS NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MANUEL DE SOUZA.

João Batista de Almeida Filho[1] 

nome completo do coorientador do TCC[2] 

 

RESUMO:  

O interesse pela realização desta pesquisa surgiu a partir de nossa convivência como docente numa escola pública José Manuel de Souza observando as carências que os discentes do 8ª enfrentavam na aprendizagem sobre produtos notáveis para isso foi necessário traçar o seguinte objetivo Geral: Analisar quais as dificuldades encontradas para o processo ensino aprendizagem utilizando produto notáveis, a pesquisa tem como referencial teórico as ideias de principais dos PCNs de matemática, Dante e D’ Ambrósio  Como metodologia de realização de atividades: planejamos atividades de resolução de resolução de problemas com matérias lúdicos, resolvemos situações problemas de modo significativo, Com o presente estudo buscou se constatar que a resolução de problemas, assim como os demais conteúdos são um assunto de grande importância no ensino aprendizagem da matemática. Os resultados da pesquisa confirmam a urgente necessidade que os professores têm nas escolas em ensinar e criar estratégias para despertar nos estudantes um maior interesse por esse tipo de conteúdo.

PALAVRAS-CHAVE:  Resolução de problemas; Produtos notáveis; Metodologia e estratégia  

 

INTRODUÇÃO

Ao longo de sua carreira como aprendiz o ser humano perceberá a existência de diversas categorias numéricas criadas em função de diferentes problemas que a humanidade teve que enfrentar, por exemplo: números naturais, números inteiros positivos e negativos, números racionais (com representação fracionaria e decimais) e números irracionais.  À medida que se deparar com situações problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.  Embora nas series inicias já se possa desenvolver é especialmente nas series finais do ensino fundamental que os trabalhos serão ampliados; trabalhando com situações problemas, o aluno reconhecera diferentes funções inclusive produto notáveis, no entanto ele irá ampliando seu conceito de número.

A aprendizagem dos conceitos matemáticos no Ensino Fundamental é importante para que, nas séries posteriores, os alunos possam compreender outros conceitos mais complexos.  Alguns estudos têm demonstrado as dificuldades dos alunos do Ensino Fundamental II na compreensão dos conceitos relacionados à produtos notáveis.

(DARIO, 2019)

No entanto produtos notáveis é a denominação que recebe determinadas igualdades matemáticas, que frequentemente são utilizadas no cálculo algébrico. De modo que se proe a estudar os principais produtos notáveis utilizando operações básicas, ou seja, (adição, subtração, multiplicação e potenciação).

os produtos notáveis podem ser definidos como produtos entre polinômios que aparecem com muita frequência em cálculos algébricos (na dedução de formulas, na resolução de equações, etc) e, por isso, os resultados desses produtos são chamados produtos notáveis (IMENES & LELLIS, 2005)

A temática abordada foi desenvolvida   na turma do 8ª ano do ensino fundamental da escola municipal José Manuel de Souza do município de Coari – AM, pelo fato de que havia um índice bastante elevado de alunos que não tinham o domínio com as operações básicas, nos quais pode-se aplicar uma metodologia no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de produtos notáveis para resolver ou amenizar as principais causas que acarretam o fracasso escolar dos alunos.

Através das dificuldades encontradas na disciplina de matemática e principalmente no conteúdo de produtos notáveis e mediante essas dificuldades vivenciadas construímos uma metodologia diferenciada em relação a resoluções de problemas assim favoreceu a construção da noção das resoluções de produtos notáveis.

Sendo assim, quando se ensina através da resolução de problemas, ajuda-se os alunos a desenvolver sua capacidade de aprender a aprender, habituando-os a determinar por si próprios respostas às questões que os inquietam, sejam elas questões escolares ou da vida cotidiana, ao invés de esperar uma resposta já pronta dada pelo professor ou pelo livro-texto.

(SOARES & PINTO, 2009, p. 1)

 Realizou-se a pesquisa de forma documental pelo qual o motivo no qual esses alunos estão deixando a desejar, quando encontram, resoluções de problemas em relação ao conteúdo de Produtos Notáveis de uma turma de 8º ano da Escola Municipal José Manuel de Souza, desse modo definiu-se como problema a ser investigado as seguintes indagações : Como trabalhar a Metodologia e Estratégia para Resolução de problemas de Produtos Notáveis no 8º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal José Manuel de Souza? Para isso foi necessário traçar os seguintes objetivo Geral: Analisar quais as dificuldades encontradas para o processo ensino aprendizagem utilizando produto notáveis; Objetivo Específicos: Construir conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a auto - estima e a perseverança na busca de soluções; Estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e entre esses temas o conhecimento de resoluções de problemas. Resolver situações problemas, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como jogos e instrumentos tecnológicos disponíveis.

1. A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA CONSTRUIR CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NA BUSCA DE SOLUÇÕES DE OPERAÇÕES COM PRODUTOS NOTÁVEIS.

A resoluções de problemas envolve bastante o sentimento e emoção dos aprendizes, isto de certo modo potencializara ao professor poder observar as mudanças que pode ter ocorrido, ao mesmo tempo o professor pode criar no interior da sala de aula um ambiente de diálogos. Ao defender essa metodologia, os autores a seguir destacam:

A Resolução de Problemas é um método eficaz para desenvolver o raciocínio e para motivar os alunos para o estudo da Matemática. O processo ensino e aprendizagem pode ser desenvolvido através de desafios, problemas interessantes que possam ser explorados e não apenas resolvidos (LUPINACCI E BOTIN, 2004, p. 32).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (205.2 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com