TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE ENSINO ANUAL ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MURUMURU

Por:   •  6/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.141 Palavras (25 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 25

PLANO DE ENSINO ANUAL

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MURUMURU

Diretor: Tiago Augusto Santos dos Anjos

Professor: Lucian Alberis de Sousa Pinheiro

Série: 5º ano Turma: turma “B”

MONTE ALEGRE-PARÁ

2017

VISÃO

A educação é o melhor caminho.

MISSÃO

Trabalhar pela qualidade de ensino promovendo a formação de um cidadão, crítico, reflexivo, participativo, consciente e transformador da comunidade em que vive.

FILOSOFIA

“É pela educação que moldamos a sociedade futura, portanto quando definimos como e o que ensinar estamos a fazer projeção das nossas expectativas mais profundas sobre a humanidade”.

Bernardo Moura

OBJETIVO GERAL

Possibilitar melhorias no processo ensino-aprendizagem da demanda estudantil assistida, proporcionando assim condições concretas de cidadania, já que esta é uma das funções básicas da escola, desenvolvendo dessa forma a participação efetiva da mesma em situações de ajuda mútua, solidariedade e respeito pelos bens e serviços públicos.

JUSTIFICATIVA

Considerando-se que o ensino é um dos eixos norteadores do processo ensino-aprendizagem, e que mesmo ao longo dos anos vem sendo discutido, analisado e até mesmo criticado, faz-se necessário a inovação do planejamento visando melhores metas para que o ensino torne-se verdadeiramente de qualidade.

Afinal não se deve perder de vista que o nosso maior objetivo, enquanto educadores é o de ensinar a pensar com liberdade e criatividade, contribuindo para que os nossos educandos desenvolvam-se como indivíduos livres, autônomos, capazes de questionar sua própria realidade a fim de ser um cidadão crítico e ativo na sociedade em que está inserido.

Este planejamento envolve as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Artes, Ensino Religioso e Educação Física, a serem desenvolvidas com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

Disciplina: Língua portuguesa

OBJETIVOS: Proporcionar aos educandos, condições para que estes ampliem seu conhecimento em relação à língua portuguesa, além de estimular o desenvolvimento da capacidade de abstrair ideias vinculadas pelas diversas formas de comunicação e nos diversos tipos de texto.

Disciplina: Matemática

OBJETIVOS: Desenvolver conhecimentos e habilidades que favoreçam o progresso intelectual do educando, levando-o a adquirir, conscientemente, determinadas técnicas de cálculo, raciocínio lógico, respeitando as vivências e experiências anteriores de cada aluno.

Disciplina: Ciências

OBJETIVOS: Desenvolver o educando, no campo da Ciência, enriquecendo-o na realização das experiências. Possibilitar o reconhecimento da importância da ação do homem no aproveitamento dos recursos naturais.

Disciplina: Geografia

OBJETIVOS: Reconhecer-se como sujeito no processo de construção/reconstrução do espaço geográfico. Posicionar-se eticamente diante da realidade em qual faz parte.

Disciplina: História

OBJETIVOS: Construir e reconstruir de forma crítica e reflexiva, o saber histórico, na teoria e na prática buscando sempre centrar o estudo no momento presente, entendendo o passado não como algo morto, mas como legado cultural permanente que e explique e justifique o contexto atual.

Disciplina: Artes

OBJETIVOS: Expressar e saber comunica-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fluir produções artísticas.

Disciplina: Ensino Religioso

OBJETIVOS: Mediar o educando nas descobertas de suas capacidades humanas, tendo em vista contribuir na formação do seu ser, para que possa diante dos desafios e exigências do mundo moderno, proporcionando vivências que sirvam para aprofundar o significado dos valores e princípios éticos cristãos para a vida.

Disciplina: Educação Física

OBJETIVOS: Adquirir conhecimento de como melhorar a qualidade do movimento, conhecendo as informações essenciais das habilidades motoras básicas e suas combinações, para aplicá-las na organização espacial e temporal dos diferentes jogos.

Língua Portuguesa

1º BIMESTRE

Conteúdo

Objetivo Metodologias Recursos Avaliação

Produção de texto:

-Poesia, poema e prosa;

-Temas livres;

-Narração;

-Descrição.

Produção de textos normais:

- Carta;

- Bilhetes e avisos;

- Internet (e-mail);

- Entrevistas;

- Anúncios e propagandas. -Escolher recursos adequados para informar, anunciar, expor conteúdos na produção de simulações de programas de telejornalismo

- Diferenciar, em textos narrativos, fala de personagens e discurso do narrador.

- Redigir textos práticos para facilitar a comunicação e atividades do dia-a-dia.

-Conhecer gênero textual, carta aberta e carta ao leitor;

-Conhecer os gêneros textuais fábula e apólogo;

-Conhecer os gêneros textuais mito;

-Aprender a entrevistar.

-Produzir narrativa literária, usando adequadamente diferentes modos de introduzir a fala de personagens, em função do efeito pretendido. Discussões das ideias;

-exercícios desenvolvendo os textos propostos seja eles escritos e orais;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.7 Kb)   pdf (210.4 Kb)   docx (37.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com