TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recuperação de Desastres

Por:   •  4/10/2016  •  Artigo  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Recuperação de Desastres

Graduação em Redes de Computadores

Disciplina: Administração e Gerenciamento de Redes

Professor Sergio Sampaio Spinola

Aluno 1: Janine Guardiano

Aluno 2: João Bosco

Aluno 3: Nicolas Tacio

Aluno 4: Igor Santos

Resumo 

Este relatório compreende uma pesquisa acerca da recuperação de uma empresa após um desastre, considerando o plano de recuperação de desastres e seus principais fatores para a implementação do mesmo. Os assuntos serão distribuídos da seguinte forma: Introdução, Plano de recuperação, Tecnologias e comparação entre as mesmas, Cenários de Aplicação e Conclusão. Serão apresentados aqui planos e metodologias que poderão ser utilizados em uma possível recuperação de desastre, a melhor forma de aplicação desses planos e um Plano de continuidade de negócios após o desastre. O ponto de vista aqui relatado considerará a visão do gestor de redes corporativas ou administrador do sistema.

Introdução

Imaginemos uma situação onde determinada organização sofra algum tipo de desastre que possa ser caracterizado como natural, acidental ou intencional, algo faça com que o principal serviço dessa organização pare de funcionar. Por exemplo, uma empresa de tecnologia que possui vários servidores, cada um para uma tarefa diferente, mas que é vital para a lucratividade. Em determinado momento acontece algum incidente que venha a parar completamente os serviços de cada um dos servidores, fazendo assim com que a empresa perca o andamento de seus serviços e lucratividade, consequentemente afetando sua imagem no mercado.

É neste momento que o Plano de Recuperação de Desastres entra em ação e mostra sua importância, pois tem por finalidade justamente, em casos deste patamar, auxiliar nas ações para a normatização dos serviços de uma organização com o mínimo tempo e impacto possível.

Os passos envolvidos na recuperação de desastres são diversos e abrangentes, e nesse trabalho apresentaremos uma visão geral de todo o processo, juntamente com pontos-chave para ter-se em mente.

Recuperação de desastres

A recuperação de desastres é uma estratégia holística que engloba pessoas, processos, políticas e tecnologias. Ela se concentra na recuperação dos sistemas de TI essenciais para dar suporte às funções do negócio. 

Implementar uma solução de Recuperação de Desastre depende de três fatores:

  • Tempo
  • Recursos
  • Dinheiro

O plano de recuperação assegura a disponibilidade dos sistemas essenciais de tecnologia da informação, assim como a recuperação dos bancos de dados nos quais as informações estão armazenadas e o restabelecimento dos meios de comunicação necessários para que as operações normais retornem. O plano deve está prontamente disponível no seu ambiente de trabalho, mas também é necessário ter cópias externas do mesmo. Desta maneira, um desastre que destrua seu ambiente de trabalho não atingirá as cópias do Plano de recuperação de desastres. Um bom lugar para guardar esta cópia é o local de armazenamento dos backups externos.

Um dos aspectos mais importantes para recuperação de um desastre é ter o local a partir do qual a recuperação possa ser feita, este local também é conhecido como um site de backup ou site alternativo.

Plano de continuidade de negócios

O plano de recuperação de desastres tem caráter preventivo, já o plano de continuidade de negócios tem a finalidade de manter o funcionamento empresarial e a geração de renda mesmo em face a desastres ou outros acontecimentos adversos, tais como: parada de um sistema que foi corrompido, perda de um colaborador ou parceiro de negócios chave, etc. Ele é composto de um plano de contingência operacional e de um plano de gerenciamento de crise. O plano de contingência operacional define processos alternativos de continuidade das atividades, quando um desastre ou outro acontecimento tornar impraticável um processo de trabalho normal. Um plano de gerenciamento de crise define o responsável por comunicar a crise aos públicos interno e externo e os responsáveis por colocar em prática as ações previstas no plano de contingência operacional.

Tecnologias

Descrevemos a seguir algumas tecnologias existentes e suas principais aplicações:

Microsoft Azure

[pic 2]

Figura 1 - Recuperação de Desastre Azure

 É uma plataforma de computação na nuvem que roda nos datacenters da Microsoft. A plataforma é composta pelo sistema operacional Windows Azure, pelo banco de dados relacional SQL Azure e pelo middler de integração AppFabric. Oferece serviços gerenciados do Azure. Esses serviços executam um ambiente de alta disponibilidade, com patch e suporte, permitindo que a empresa se concentre na sua solução com relação ao ambiente em que eles serão executados.

Na figura 1 mostra o site principal do lado esquerdo, que seria o site da empresa, e do lado direito o site da Azure, que está espelhado ao da empresa. Onde o Traffic Manager seria o gerenciador de tráfego que passaria o tráfego de um site para outro com base em políticas definidas pela organização, o site recovery seria a Recuperação do site que orquestraria a replicação das máquinas e geraria a configuração dos procedimentos de reativação, o Blob Storage armazenaria as imagens de réplicas de todas as máquinas que estariam protegidos por Recovery Site e a virtual network seria a Rede Virtual onde o site failover seria criado se ocorresse uma catástrofe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (176.8 Kb)   docx (94.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com