TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Para Unicamp

Por:   •  24/3/2019  •  Dissertação  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 2

ARTE SEM LIMITES

A necessidade humana de expressar opiniões, reflexões e posicionamentos ante o mundo em que vive, torna a manifestação artística cada vez mais difundida, haja vista sua atuação na procura por caminhos e formas individuais de compreensão do mundo, antes inacessíveis na realidade coletiva. Entretanto, a tendência do homem, entre apoiar-se em parâmetros tortuosos ou usar atributos que possam agregar positivamente a sociedade, gera questionamentos a respeito da existência de limites para arte.

O movimento modernista brasileiro tornou-se marco fundamental na inauguração de novas formas de enxergar a realidade social vigente no país. Se em períodos anteriores, a cultura nacional estava fortemente vinculada a caracteres europeus e traços de um período colonial recém extinto, através de nomes como Tarsila do Amaral, mecanismos que valorizavam a miscigenação existente, além de aspectos inerentes ao jeito de viver tupiniquim foram ganhando cada vez mais representatividade. Na pintura e na literatura, a valorização de uma nação que começava a industrializar-se e ao mesmo tempo não desprendia-se de seu passado tornou-se tema central. Nesse caso, a arte rompe barreiras que lhe eram impostas e constitui fenômeno positivo, ao assumir função demonstrativa da cultura de um povo; indicando seu caráter transgressivo ser altamente quantitativo na construção de um posicionamento crítico e reflexivo.

O pintor italiano Michelângelo, expoente máximo do Renascimento, através de suas obras, além de fundamental na construção de um pensamento inclusivo em uma sociedade que precisava reinventar-se, comprovava a crença na possibilidade de existência de um meio coletivo que poderia avançar cada vez mais em direção ao futuro, dai ser considerado um ser humano a frente de seu tempo. Percebe-se, portanto outra questão essencial presente no posicionamento artístico que rompe limites, a possibilidade de elaboração de cenários futuros.

Evidente o caráter contribuintes existente na arte, compreende-se que a existência de limites causaria um efeito nocivo à construção social. Assim como a velocidade é o principal atrativo em um carro de corrida, a transgressão e a inovação impulsionam a análise de uma obra. A reflexão em relação aos valores que a manifestação artística transmite, são cruciais na elaboração de um senso crítico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com