TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parque Cientifico e Tecnologico Unicamp

Por:   •  26/11/2018  •  Dissertação  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

O parque científico e tecnológico se encontra na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e teve seu processo de iniciação a partir de 2008, onde ocorreu um maior incentivo do Governo do Estado de São Paulo ao desenvolvimento de parques tecnológicos através do decreto número 53.826 de 16 de dezembro de 2008. Neste momento, o parque possui 350mil m², sendo 100 mil m² de área urbanizada que está à disposição para construção de novos prédios, bem como a viabilização de ocupação imediata de algumas áreas já construídas. Podendo ser elegíveis empresas pré-incubadas e incubadas de base tecnológica, startups e laboratórios de empresas com projetos de pesquisa colaborativa com a Unicamp.

É um conjunto de áreas que visa principalmente abrigar competências cientificas e tecnológicas e indo além nesse sentido abrigando também laboratórios de inovação e até startups, assim, busca a promoção do desenvolvimento e facilitação de execução de projetos de pesquisa que visam a inovação, sendo tanto através do financiamento de instituições públicas quanto de instituições privadas. Assim, é um espaço dedicado a inovação onde as empresas podem se instalar, visando impulsionar ainda mais a pesquisa em colaboração com a indústria, assim identificando oportunidades e promovendo atividades de estimulo a inovação e ao empreendedorismo.

O parque possui diversos objetivos sendo eles a busca pela ampliação da interação da universidade com demais atores do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação. O segundo é a estimulação e acolhimento de startups e projetos inovadores de empresas em parcerias com pesquisadores da Unicamp, sendo seguido da implementação de ações que facilitem o desenvolvimento e a transferência de tecnologias e conhecimento. Ocorrendo também a ampliação de oportunidades de formação dos alunos da Unicamp e consolidação de estruturas qualificadas de apoio administrativo as atividades de P&D. Vindo por ultimo o apoio a projetos pré- residentes e de incubação de novas empresas.

Ele propõe a interação no mesmo espaço de laboratórios de inovação de projetos e desenvolvimento em parcerias com empresas e outras instituições privadas e públicas, e incubadoras de empresas de base tecnológica(com projetos de pré incubação e incubação de empresas de base tecnológica).

O parque científico e tecnológico é gerenciado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, que foi criada em 2003, tendo o objetivo de estabelecer uma rede de relacionamentos da Unicamp com a sociedade para incrementar as atividades de pesquisa, ensino e avanço do conhecimento, sendo assim uma ICT pública. A missão da Inova Unicamp é “Identificar oportunidades e promover atividades de estimulo a inovação e ao empreendedorismo, ampliando o impacto do ensino, da pesquisa e da extensão em favor do desenvolvimento socioeconômico sustentado.”

A Agência é responsável pela gestão das tecnologias produzidas na Unicamp, através de pedidos de patentes ou registros de softwares, e depois com a intenção de apresentação ao mercado com o intuito de licencia-los. Também

atua ajudando em negociações relacionadas a firmação de convênio de pesquisa e desenvolvimento com empresas. Para os empreendedores há um espaço dedicado as empresas nascentes, a INCAMP, sendo uma incubadora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com