TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Sobre Desastre de Mariana

Por:   •  15/6/2016  •  Dissertação  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  4.719 Visualizações

Página 1 de 2

            Desastre de Mariana, Minas Gerais, cinco de novembro de 2015.

       O  Brasil nunca foi um país muito dedicado ao meio ambiente e nem sempre mostrou  interesse em encontrar formas para melhorá-lo e conservá-lo. Esse desinteresse levou às más avaliações que ocasionaram o rompimento das barragens em Mariana, no Estado de Minas Gerais, que trouxe grande prejuízo ambiental, financeiro e pessoal para a população. As notícias e denúncias publicadas na imprensa sobre o desastre ambiental ocorrido no município de Mariana (MG) denotam que a tragédia ocorreu devido à negligência por parte dos órgãos de fiscalização, da própria Samarco e do governo.

       O distrito de Bento Rodrigues, no município de Mariana, em Minas Gerais, foi praticamente varrido do mapa, duas barragens de rejeitos, da mineradora Sam Marco, se romperam e a lama desceu em direção a Bento Rodrigues, no momento do desastre, a água chegou a aproximadamente vinte metros de altura, destruindo árvores, vegetação, os rios e córregos da região. Segundo geólogos, as barragens de Mariana ficam na região do ‘’quadrilátero ferrífero’’,  localizada no centro-sul do Estado de Minas Gerais, que é a maior produtora nacional de minério de ferro. Os rejeitos que são armazenados pelas mineradoras em barragens, não podem ser devolvidos à natureza, dessa forma, se deu tão grande desastre, deixando mais de dez mortos, problemas ambientais e financeiros.

         Pode-se mencionar, por exemplo, alguns órgãos de fiscalização responsáveis pelo acontecido em Mariana: Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), pois emitiram, pouco antes do acontecimento, relatórios que atestavam as condições de segurança das barragens da Samarco.  Aqueles órgãos devem ser investigados a fundo para que se descubra se esses relatórios foram emitidos com base numa fiscalização séria  ou se foram encomendados por alguém a fim de permitir o funcionamento da mineradora. A empresa Samarco também deve passar por uma investigação detalhada, pois alega que todas as normas relativas à mineração foram cumpridas integralmente, mas as perguntas que ficam são: se a empresa seguia todas as regras, como é que este desastre aconteceu? Alguma regra não deve ter sido cumprida. Estas normas não devem prever um mecanismo, mais eficiente que ligações telefônicas, que possibilite avisar rapidamente toda a população para que desocupassem as áreas ligadas à barragem? É bem provável que sim.

       Em virtude dos fatos mencionados, foi considerado que houve negligencia para que acontecesse o rompimento de um empreendimento de tamanha magnitude. Pode-se citar o aumento da produção das empresas, o que pode ter resultado na sobrecarga das barragens, a falta de manutenção ou a ocorrência de um abalo sísmico na região, que teria gerado uma rachadura na estrutura que motivou, depois, o rompimento. Sabe-se que nenhuma barragem se rompe por acaso, seguindo nesse contexto, a observação seria para saber se houve má operação da empresa ou falha no monitoramento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com