TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rei Lear

Por:   •  29/10/2015  •  Resenha  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 4

                                                       Lauren Keller da Silva

                                                       E.E.E.M. João Corrêa

                                                              05/08/2015                                                                                    

                                                              Português

   

                                         Rei Lear

                                           William Shakespeare

Referências Bibliográficas

Título: Rei Lear

Autor: William Shakespeare

Número de páginas: 140

Ano: 1997

Editora: L&PM Editores S/A Porto Alegre 

Resumo

 

Rei Lear, querendo caminhar mais leve em direção a morte (pagina 8), decide dividir seu reino entre suas três filhas: Regana, Goneril e Cordélia. Para que a decisão fosse justa a filha que demonstrasse mais amor pelo pai ficaria com a melhor parte do reino. As duas primeiras (Regana e Goneril) respondem que amam apenas o pai mais do que as palavras podem dizer; e Cordélia, com toda sinceridade, diz: “Meu bom senhor, tu me geraste, me educaste, me amaste. Retribuo cumprindo o meu dever de obedecer-te, e amar-te acima de todas as coisas. Mas para que minhas irmãs têm os maridos se afirmam que amam unicamente a ti? Creio que, ao me casar, o homem cuja mão receber minha honra deverá levar também metade do meu amor, dos meus deveres e cuidados. Jamais me casarei como minhas irmãs, para continuar a amar meu pai-unicamente ”. O rei se irrita com a resposta pois ele acha q Cordélia é a filha q menos ama ele e a renega, tirando dela toda a herança. O conde de Kent fica ao lado da jovem, contra a atitude louca do rei. Ele, que é fiel ao rei, também é expulso do palácio.

Cordélia vai para a França, onde se tornará rainha, mesmo sem ter nenhuma herança. As irmãs também se casam (Regana com o duque de Cornualha e Goneril, com o duque de Albânia), cada uma com a metade da Bretanha. Aos poucos, as duas vão se negando a acolher o pai e seus cem cavalheiros. A história tem novos personagens, como o Conde Gloucester e seus dois filhos, Edgar e o Edmundo. Edmundo também trama contra seu irmão, para ficar como único herdeiro. E joga o pai contra o filho legítimo.

Edgar, estimulado maldosamente pelo irmão, foge. Edmundo, ainda não satisfeito, passa a tramar agora contra o próprio pai. O rei perambula ao lado do conde de Kent, que reaparece disfarçado de Bobo para poder ajudar Lear, sem que ele saiba, e depois com Edgar, também disfarçada de louco.

O final da história  é trágica: Lear enlouquece; Kent é preso; Gloucester, traído pelo filho bastardo, tem os olhos arrancados; Cordélia, que tenta ajudar vindo da França, morre; as duas irmãs se matam mutuamente. “Os abalos da família, que causam tormentos da natureza e do estado, fazem também Rei Lear terminar com a recuperação do equilíbrio do reino pelas mãos de Albânia, o genro que se revolta contra a crueldade e a traição da mulher, e de Edgar, que se dedica com imenso amor ao pai, que o repudiou”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com