TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Discurso Do Rei

Artigos Científicos: O Discurso Do Rei. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2013  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  1.227 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO DO FILME

Baseado em uma história real o filme “O discurso do Rei” relata a história do Duque de York ou Rei George VI ele possuía uma gagueira nervosa desde os cinco anos de idade, filho do Rei da Inglaterra o George V, tinha a necessidade de se comunicar com o público o que lhe gerava grandes constrangimentos.

O filme inicia-se relatando o discurso que Duque de York deveria realizar no encerramento da exposição imperial, em 1925. Ao ver o microfone, a luz vermelha piscando em contagem regressiva e a multidão que aguardava pelo pronunciamento de seu representante,Duque consegue dizer apenas umas poucas palavras, sem sair da mesma frase, gaguejando ininterruptamente.

Pressionado pelo pai e por membros da corte, o Duque juntamente com sua esposa Elizabeth, procuram insistentemente vários especialistas, mas todos os seus esforços foram inúteis, e desisti da cura. Porém sua esposa Elizabeth o convenceu a se tratar com um fonoaudiólogo nada convencional, pois atendia seus pacientes somente em seu escritório decorado de forma peculiar e que se utilizava de formas de tratamentos muito diferentes, chamado Lionel Logue (que mais tarde foi reveladoque na verdade não se passava de um ator de teatros mal sucedido, que havia ajudado soldados da Primeira Guerra a falarem os horrores que tinham passado). Lionel não tinha nenhuma formação, mas tinha uma oratória impecável.

Em sua primeira consulta com Lionel o príncipe insiste em não acreditar em seus métodos, mas Lionel aplica nele um novo método põe lhe um fone com musica e pede que ele declame um poema sem ouvir sua própria voz, mas o Duque vai embora sem ouvir como ficou sua voz.

Neste meio tempo, durante um pronunciamento de natal em 1934 seu pai o Rei George V o pressionava a falar sem a gagueira, pois seu pai achava que ele deveria assumir apostura de Rei e assumir o lugar de seu irmão, já que este era muito rebelde e poderia levar o nome da família para “lama”. Então Bertie – como era chamado pela família - decide ouvir a gravação feita por Lionel, ele e sua esposa ficam estupefatos ao perceberem como ele falou de forma clara e perfeita. Decidem então retornar ao consultório de Lionel. Os métodos utilizados pelo medico visava fazer com que o príncipe adquirisse alto confiança, seu método se utilizava de cantos e palavrões ao treinar o discurso. Estes exercícios e técnicas incomuns levaram o Duque a criar uma maior autoestima e uma segurança que nunca antes demonstrou.

Paralelamente seu irmão Edward VIII retorna, em 1936, e descobre que seu pai Rei George V não se encontrava bem de saúde e acaba falecendo e Edward VIII é quem assume o trono. Edward apaixonado por uma recém-divorciada, cria uma situação inusitada na historia da realeza britânica. Ele cede a essa paixão e decide se casar com ela e gradativamente abandona suas responsabilidades com o trono. Depois disso muitos políticos decidem renunciar seus cargos por acharem um desrespeito este ato. Edward renuncia ao trono em 1936 para viver o amor que sentia por Wales, e transfere o legado para seu irmão mais novo Bertie que fica apreensivo por não saber ser um bom Rei. E agora mais do que nunca ele deve superar sua gagueira e seus medos, pois em sua coroação ele deve conquistar seus súditos, Lionel o faz perceber que ele tem voz, a partir dai os dois se tornamcada dia mais amigos.

Não bastasse esse abalo na realeza, em 1939 o Governo vive um momento conturbado na historia, a Inglaterra entra em guerra contra a Alemanha, cenário da Segunda Guerra Mundial, e o Rei deveria fazer um discurso para acalmar, inspirar e unir a população para enfrentar tal batalha. Este discurso foi esplendoroso.

PARALELO COM A MATÉRIA DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Importância de uma comunicação clara

Conforme o jurista Anderson Tonnera de Carvalho uma comunicação clara é importante, pois evita ruídos na mensagem, você consegue transmitir a mensagem da forma mais eficaz possível.

“(...) Tornar a mensagem clara até o receptor é um desafio que deve ser encarado de forma realista e profissional.

É notório que problemas de comunicação são de difícil intervenção e por isso demandam do emissor um enorme cuidado ao transmitir a mensagem necessária de forma clara e objetiva (...)”.

No filme isso fica bem claro em varias partes do filme. Primeiramente quando seu pai Rei George V diz que a muito os reis representavam a força do reino, mas agora representa segurança e devem se utilizar das palavras para motivar e fortalecer seu povo. Outro ato que deixa bem claro esta tese é o final, quando o Rei deveria fazer um discurso para acalmar, inspirar e unir a população para enfrentar a Segunda Guerra Mundial.

http://revistavisaojuridica.uol.com.br/advogados-leis-jurisprudencia/65/artigo236083-1.asp

Postura ao fazer uma apresentação

Conforme a colunista Thaís Alves uma boa postura é importante, pois demonstra tranqüilidade sobre o assunto abordado, passa segurança. E diz que bom senso é fundamental para não exagerar nos gestos.

“A beleza da postura é que nossa expressão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com