TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Alfabetizaçao

Ensaios: Relatorio De Alfabetizaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2014  •  1.990 Palavras (8 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

MARIA HELENA ARAUJO SCHLINDWEIN, RU 628936

RELATORIO DE ESTAGIO – ALFABETIZAÇÃO

SÃO MIGUEL DO OESTE

2011

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

MARIA HELENA ARAUJO SCHLINDWEIN, RU 628936

RELATORIO DE ESTAGIO – ALFABETIZAÇÃO

Trababalho apresentado a disciplina de Estagio – Alfabetização no Curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER

Tutor Local: Geanete Christofoli Maldaner

Polo de Apoio Presencial:São Miguel do Oeste -SC

SÃO MIGUEL DO OESTE

2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

2.1 LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA

2.2 HORARIO DE FUNCIONAMENTO

2.3 NIVEIS DE ATENDIMENTO

3 CONCEPÇÃO PEDOGÓGICA DA INSTITUIÇÃO

4 DESCRIÇÃO E ANÁLISES REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

1 INTRODUÇÃO

O relatório de prática de estágio apresenta o estágio de observação em sala de aula de educação fundamental anos iniciais de alfabetização. O estágio na alfabetização tem como objetivo principal oportunizar ao aluno de Pedagogia a compreensão dos aspectos teóricos – metodológicos da alfabetização nos anos iniciais.

O estágio proporciona uma analise critica sobre as diferentes praticas possíveis no processo inicial de aprendizagem da leitura e escrita.A realização do estágio em turmas de alfabetização não tem com objetivo ou mesmo possibilitar garantir que no final dessa etapa do estágio os alunos tenham desenvolvido uma competência plena no ato de alfabetizar, isso mostra que só é possível a pratica profissional com resultados na real função docente.

Mas considerando que o conhecimento aprendidos no processo de observação pode auxiliar ao futuro professor e pedagogo elementos necessários para um bom desenvolvimento consciente e coerente nas suas relações teóricas metodológicas.

O estagio de observação foi realizado em uma Escola Estadual do município de São Miguel do Oeste – SC ,situada no perímetro urbano da cidade no período vespertino em uma turma de primeiro ano da alfabetização com 11 criança com 6 anos.

2.IDENTIFICAÇAO DA INSTIITUIÇÃO ESTAGIADA

2.1Escola Estadual de Educação Básica São Sebastião

Rua: Professora Terezinha Schacker s/n

Bairro: São Sebastião

São Miguel do Oeste – Santa Catarina

3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO

Hoje se entende que o papel da escola é a construção e a socialização do conhecimento.É no processo de apropriação e construção do conhecimento e através da ação – reflexão- ação que o homem se faz sujeito e autor da história.

Educar para a Democracia implica concepção de homem, flexivo, criativo, critico, culto, feliz,preparado para ser líder e para o exercício pleno da cidadania, consciente, comprometido e sensível com os problemas sociais e ambientais.Neste sentido, o homem é visto enquanto potencialmente sujeito de sua história, questionador e transformador da sociedade.

Com isto se pretende construir uma sociedade mais justa, igualitária e democrática onde todos tenham condições de vida digna.

Para construir esta sociedade, faz- se necessário uma escola pública, gratuita e de qualidade, que trabalhe os conteúdos significativamente, que respeite as individualidades, que ofereça condições reais de trabalho e que aos poucos construa a sua autonomia.

A escola precisa contribuir no processo de construção de conhecimentos, que instrumentalizem os alunos a fim de que os mesmos possam questionar as formas de dominação e exclusão social, formar pessoas com valores, sonhos,convicções, capazes e comprometidos com o destino da sociedade.

Entende-se que a oferta competente desses conhecimentos curriculares que vai fornecer ã escola a autonomia pedagógica de apoio à aprendizagem, num paradigma educacional que coloca como foco o aprendiz: um ser totalizante, autônomo, incluso e que possui relação dialética com o mundo.

FILOSOFIA DA ESCOLA

EDUCAR O CIDADÃO

PRODUZIR O CONHECIMENTO

TRANSFORMAR A SOCIEDADE

A escola tem o papel central de promover a construção da conhecimento, garantindo ao aluno o acesso ao saber sistematizado, o desenvolvimento da capacidades, a formação de atitudes e habilidades, proporcionando condições para o exercícios da cidadania

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com