TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio

Trabalho Escolar: Relatório De Estágio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  6.410 Palavras (26 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 26

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

FACULDADE DE LETRAS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

CENTRO DE ENSINO MÉDIO TIRADENTES DA BRIGADA MILITAR DE PORTO ALEGRE

PORTO ALEGRE, NOVEMBRO DE 2010

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

DIAGNÓSTICO 4

RELATOS DAS OBSERVAÇÕES 7

RELATO DA PRÁTICA DOCENTE 9

CONCLUSÃO 15

ANEXOS 18

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como principal objetivo relatar as atividades decorrentes da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Médio.

O início do trabalho envolveu um estudo teórico de diretrizes do ensino, contidas em textos oficiais ou não e de exploração de exemplos de maneiras de ministrar aulas no Ensino Médio.

Após as aulas teóricas, decorreram a produção de planos de aula para aplicação durante a prática docente e a revisão desses junto às orientadoras da disciplina, bem como a busca de uma escola para reconhecimento do espaço escolar, observação de sala de aula e aplicação dos planos.

Este relatório registra as observações realizadas no Centro de Ensino Médio Tiradentes da Brigada Militar de Porto Alegre, bem como as práticas em sala de aula de Língua Portuguesa e de Literatura, realizadas na mesma instituição, e seu processo de planejamento e execução.

Para as observações (da escola e de sala de aula) foram reservadas 10h/a para o reconhecimento do espaço escolar e 5h/a para observação de aulas de Língua Portuguesa e Literatura.

As turmas indicadas pela escola para o trabalho foram as de número 12 (1º ano) e 21 (2º ano). Para as atividades da disciplina de Língua Portuguesa, ficou a turma de segundo ano e para as atividades de Literatura, a de primeiro.

Para abordar tantas atividades e aspectos, o relatório está organizado em 5 partes.

A primeira parte, apresentada a seguir, aborda a instituição de ensino escolhida para o desenvolvimento das atividades, falando de características de estrutura e de público. Intitula-se DIAGNÓSTICO.

A segunda parte apresenta o RELATO DAS OBSERVAÇÕES, especificamente as de Língua Portuguesa e de Literatura.

A parte seguinte trata do RELATO DA PRÁTICA DOCENTE, especificamente das disciplinas citadas acima. É sucedida pela parte de CONCLUSÃO e, posteriormente a esta, pela parte de apresentação dos ANEXOS.

DIAGNÓSTICO

O Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Porto Alegre , como o próprio nome já indica, mantém a tradição militar como regra de disciplina e de conduta de seus alunos. É uma das instituições que se inserem no Departamento de Ensino da Brigada Militar de Porto Alegre, sendo mantido por essa entidade militar em consonância com a SEC, já que é pertencente à Rede Estadual de Ensino.

Encontra-se no bairro Partenon de Porto Alegre, na Av. Aparício Borges, 2001, nas dependências da Academia de Polícia Militar.

O colégio foi idealizado pelo Coronel Oswaldo de Oliveira, que era, à época, Comandante da Academia. Sua criação se deu através do Decreto 29.502, publicado no DOE de 25.01.80. Pela Portaria 10.117 de 13.02.80 teve início o funcionamento da então Escola Estadual de 2º Grau da Brigada Militar, em Porto Alegre. Segundo informações do site da escola, “inicialmente, o objetivo era a preparação dos adolescentes para o oficialato da Corporação, sendo estruturado nos moldes do CFO – Curso de Formação de Oficiais –, com alunos somente do sexo masculino” – anos mais tarde seria também aceita a admissão de alunas do sexo feminino. A seleção para ingresso era feita, à época, somente com teste físico e psicológico – a partir de 1981, passou-se também a considerar o exame intelectual.

Pela Portaria 307, de 12 de dezembro de 2000, a instituição passou a chamar-se Colégio Estadual Tiradentes.

O principal objetivo da escola deixou de ser a preparação para a academia militar quando essa passou a exigir formação superior para o ingresso de alunos oficiais.

Atualmente, o Centro de Ensino Médio Tiradentes da Brigada Militar de Porto Alegre oferece o curso de Ensino Médio normal e a EJA. O ingresso no Ensino Médio depende de admissão no exame intelectual, realizado no segundo semestre de cada ano, oferecendo cerca de 90 vagas para o primeiro ano. Não é possível o ingresso direto no segundo ou terceiro ano.

A escola mantém disciplina militar e impõe regras hierárquicas entre os alunos, sendo dever do primeiro ano respeitar e obedecer aos demais anos, do segundo, orientar o primeiro e respeitar e obedecer ao terceiro e, do terceiro, coordenar todas as funções de disciplina da escola. O primeiro ano tem ainda a incumbência de realizar as tarefas de limpeza das salas de aula e da escola, realizando essas atividades segundo a escala semanal de alunos, após as aulas do turno letivo respectivo.

Os alunos têm aulas todas as manhãs e também algumas tardes. São duas tardes por turma. Na quinta-feira, à tarde, não são ministradas aulas a nenhum grupo. Esse turno é reservado às atividades extracurriculares, que incluem línguas estrangeiras, natação, banda de música, futsal, esgrima, equitação, atletismo e outras. A escolha das modalidades fica a critério dos alunos.

A regra disciplinar da escola inclui ainda o uso de 3 tipos de uniformes: o de gala, a farda diária e o abrigo de esportes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com