TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Remuneração Equiparação Salarial E Polotica Salarial

Dissertações: Remuneração Equiparação Salarial E Polotica Salarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  228 Palavras (1 Páginas)  •  254 Visualizações

Introdução

O direito do trabalho é uma área em constante ascensão no Brasil e conforme vai se modernizando se expande. Suaprincipal característica é a proteção total ao empregado. Essa área do direito é regida pela CLT, Consolidação das Leis Trabalhistas, que reúne leis e normas que garante o direito dos trabalhadores, e visamelhorias no ramo trabalhista na ordem socioeconômica brasileira. Apesar de o Brasil ser considerado uns pais democrático, regido por um conjunto de leis, ainda existem certas pendências em algunssetores do direito, sendo a parte trabalhista um dos setores que mais gera processos.

Equiparação Salarial

É definida pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho- como sendo a situação em que,sendo idêntica a função desempenhada pelo empregado, idêntico será seu salário

“Art. 461 – Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesmalocalidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade.”

Um empregado que

exerce certa função e têm atribuições de um cargo superior, poderá pedir uma equiparação salarial.Esse empregado deverá trabalhar na mesma empresa, por tempo superior a dois anos, exercer um trabalho de igual carga horária, na mesma localidade, na mesma função, seu salário deverá ser igual a dosoutros empregados.

No inciso XXX do artigo 7° da Constituição Federal, o qual proíbe a diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão, por motivo de sexo, idade, cor ouestado civil.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com