TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Linguagem e Persuasão

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

Nome:Sara Galvão Machado    R.A:2215111201

Resumo: “ Texto e Linguagem”

     Para compreendermos melhor o fenômeno da produção de textos o Autor coloca em importância entender o texto, escrito ou oral, unidade lingüística comunicativa básica, a comunicação poderá ser falada ou escrita, unidade sociocomunicativa, semântica e formal. Os textos na citação do Autor têm papel objetivo na sua produção e recepção e fatores pragmáticos que ajudam na sua construção de sentidos, sendo esses: intenções do produtor, jogos de imagens mentais e demonstrações de sentimentos, como, alegria, tristeza amor entre outros. A segunda propriedade básica será o fato de construir uma unidade semântica que te um todo tenha uma coerência que crie um sentido ao texto, e por fim tem que ser um texto formal que da ênfase a sua coesão. E com esses três fatores o seu texto será bem avaliado e compreendido.

    Para termos um bom desenvolvimento em um texto precisamos ter textualidade que é um conjunto de característica que fazem um texto ser realmente um texto. Beaugrande e Dressler (1983) apontaram sete fatores responsáveis pela textualidade de um discurso qualquer: a coerência (que resulta da configuração que assumem os conceitos e relações subjacentes à superfície textual, assim o coerência do texto deriva de sua lógica interna). Coesão (é a manifestação lingüística de coerência; advêm da maneira como os conceitos são colocados e posicionados no texto para o melhor entendimento). A coerência e a coesão têm em comum a característica de promover a inter-relação semântica entre os elementos do discurso; A intencionalidade também dos fatores estudados por Beaugrande e Dressler, (tem como objetivo de dar o empenho para o produtor que constrói seu discurso coerente, coeso e capaz de satisfazer seus objetos em mente numa determinada situação comunicativa); aceitabilidade (que concerne à expectativa do recebidor a entender o que se lê para que ele seja levado a adquirir conhecimento ou cooperar com o produtor); o quinto fator é a situacionalidade ( que são os elementos de pertinência e relevância do texto quanto ao contexto em que ocorre); informatividade (mais um fator de textualidade que por conta dele vamos perceber o interesse do recebedor do será útil para ele); o s  ultimo aspecto é o sociocomunicativo ( que a partir dele podemos construir uma unidade textual através de fatores pragmáticos como o aspecto semântico, através da coerência; e , no aspecto formal, através da coesão).

   Seguindo todos esses passos podemos ver que para se construir uns textos precisaram estar sempre bem informados para levar o nosso discurso ao recebedor. E percebendo que esses fatores pragmáticos dos textos se uma vez eles sem coerência e coesão nenhuma podem levar a criar uma confusão na cabeça do leitor e assim não conseguiremos expor nossas idéias e objetivos como citados por Beaugrande e Dressler.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com