TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO: A Importância Do Ensino Da Linguagem Culta Nas Universidades

Por:   •  13/4/2015  •  Resenha  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GOIÁS - UNI-ANHANGUERA
NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS 
INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS

RESENHA CRÍTICA DO ARTIGO: A Importância Do Ensino Da Linguagem Culta Nas Universidades

GOIÂNIA, 11 DE ABRIL DE 2015
OBRA:
SOUZA, José Rodrigues de. A importância do ensino da linguagem culta na universidade. In Estudos: revista da Pontífica Universidade Católica_Puc .Goiânia: Gráfica da PUC, v.29, n.02, p.569-584. mar./abr.2002.

CREDENCIAIS DO AUTOR
José Rodrigues de Souza é mestre em Educação pelo Centro Universitário do Triângulo: Uberlândia-MG. Professor de Língua Portuguesa no Centro Universitário de Goiás: Uni-Anhanguera e da Secretaria de Educação de Goiás.


DIGESTO

Entende-se que a linguagem formal deve ser usada não so por alunos do ensino superior, pois a usamos em vario  outros locais de nosso dia-a-dia, mostra o quanto e importante, quando deve ser usada e onde deve ser usada.

A linguagem nada mais e que: um método criado desde os primórdios pelo homem, com  a finalidade de se comunicar um com outro é transmitir informações.   Vem se evoluindo cada dia mais, tendo varias formas de se expressar, sendo tanto escrita por símbolos letras e abreviações, quanto por desenhos, gestos, fala, TV, radio, celular e etc.

Pode se dizer que o conhecimento e dependente da comunicação, onde um depende do outro, andando juntos. Desta forma os dois somente terão sentindo se estiverem juntos, pois: conhecimento algum se torna entendido enquanto não dor comunicável e não e comunicável se não por meio da linguagem.

Nas escolas, centros educacionais e outras instituições da área da eduação, lidam com diferentes povos, com diferentes classes sociais e culturas, sendo assim, colocam em um mesmo ambiente varias pessoas, cada uma delas com um costume, um modo, uma forma de pensar e se comportar em difentes cituaçoes. Podemos concluir então que são pessoas diferentes, porem se entenderam e se comunicaram entre si com facilidade, claro, desde que se falem o mesmo  idioma.

Hoje em dia a sociedade em que vivemos julga as outras pessoas pelo modo em que andam, roupa que veste, lugares que frequentam e também pelo modo em que falam, sendo uma linguagem “rica” ou “pobre”. Então temos uma sociedade onde devemos ter um certo comportamento.

Conluie então que uma pessoa que vem de uma família um de classe baixa, terá uma linguagem diferente de uma outra pessoas de igual idade que vem de uma família de classe alta, sendo assim percebesse que por falta de padrão de vida, uma terá uma linguagem mais culta do que a outra, não impedindo nenhuma das duas de entrar em na mesma instituição de ensino e de se formarem. Porem . a de classe mais baixa terá que estudar e aprimorar um pouco mais a sua linguagem, pois, a pessoa de classe alta, já vem aprendendo uma linguagem culta desde o berço. Assim a pessoa que melhor dominar a linguagem culta, se sairá melhor no mercado do que uma que domine menos.

Para resolução do problema, teríamos que ter instituições de ensino, onde ensinaria de forma diferenciada para os alunos de camadas populares, a linguagem culta, onde não deixariam de lado a linguagem cultural que ele carrega, mas sim aderindo as duas linguagens e usando as duas, mostrando assim a sua capacidade de entendimento e de expressão linguística de igual nível, acabando assim com o preconceito existente hoje na sociedade.

Estudos realizados com provas de concursos públicos e de vestibulares, revelam que a linguagem mais usada como forma de avaliação linguística e sempre a linguagem culta. Mostrando assim que todos devem ter uma noção da linguagem formal, sandendo que quando melhor for o seu conhecimento melhor se classificara na maioria das provas. Levando em conta que todo o nosso código (leis) são escritos em linguagem formal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (85.1 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com