TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Linguagem E Persuasão

Exames: Resenha Linguagem E Persuasão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  2.290 Visualizações

Página 1 de 2

Linguagem e Persuasão, de Adilson Citelli, publicado em 2002, pela Editora Ática de São Paulo. A obra é composta por 78 páginas, divididas e 6 capítulos. São eles: Informação sem persuasão?; A Tradição retórica, capítulo na qual essa resenha irá se basear; Signo e persuasão; Modalidades discursivas; Textos persuasivos e Vocabulário crítico.

Citelli é graduado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Também na USP realizou seu mestrado em 1982 e doutorado em 1990, ambos em Literatura Brasileira.

No 2º capítulo de seu livro Adilson Citelli nos conta a história da “persuasão” que originou-se na Grécia antiga, muito ligada ao surgimento da democracia. Está dividida em 8 subtítulos. Ele nos conta com exemplos práticos, como os gregos expressavam suas ideias em público como em tribunas, por exemplo. Gregos valorizavam tanto isso, que em suas escolas existiam disciplinas especializadas.

A Retórica clássica no livro segue o conceito de Aristóteles na qual a retórica não é ética, ela não define a veracidade de nada, mas tem de fazer parecer verdade, estudar mecanismos para tal. Persuadir é levar alguém a aceitar a sua ideia que nem sempre é a verdade, mas talvez algo que se aproxime ou pareça com a verdade.

A Retórica moderna se desenvolveu nos últimos anos, removendo uma preocupação excessiva com nomes e usando mais a teorias figurativas como Metáfora e Metonímia. Ele caracteriza a Metáfora como sendo uma figura que denomina representações para as quais não se encontra definido e Metonímia é a utilização de um termo no lugar do outro, desde que haja uma relação entre eles.

O autor conclui que retórica é diferente de persuasão, mas dependem um do outro para existir. Através da retórica que se aprende a persuadir.

O método usado para se chegar a essa conclusão foi a utilização de comparações entre Retórica e Persuasão, tentando explicitar cada uma com exemplos seus ou citações de pensadores. Adilson usa como base em sua obra pensadores como Aristóteles e autores como Umberto Eco, dentre outros.

Concordo com o este capítulo do livro, separou com certo sucesso persuasão de retórica. Não consegui notar muitas diferenças, porém consegui ver a relação que há entre eles, a dependência entre eles. O autor poderia ter dado definições mais diretas, a maioria de seus exemplos foram complicados de se entender e com um falar extremamente formal e preso a normas, no geral, o autor poderia ter sido mais objetivo e simplista em seu livro.

CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. 15º edição. São Paulo – SP: Editora Ática, 2002. Cap. 2; pag. 7-22

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com