TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Comunicação Empresarial E Relacionamento Nas Midias Sociais

Exames: Resenha - Comunicação Empresarial E Relacionamento Nas Midias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 3

Comunicação Empresarial

RESENHA

FREIRE, Adriana do Amaral. “Comunicação empresarial e relacionamento nas mídias sociais: análise das empresas do Complexo Industrial de Suape, PE”. 2011. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/freire-adriana-comunicacao-empresarial-e-relacionamento-nas-midias.pdf>. Acessado em: 14 maio de 2013.

Nesse artigo a autora aborda um tema de grande importância, que é o uso das mídias sociais pelas organizações empresarias do Complexo Industrial de Suape, no Estado de Pernambuco, Brasil. Entretanto observou-se que varias empresas privadas ainda não estão se inserindo nesse ambiente.

O principal objetivo é observar os usos das mídias sociais na perspectiva da comunicação organizacional e da construção de relacionamentos estratégicos, onde pretende-se analisar, se essas empresas estão se inserindo nesse espaço de interação social e de que maneira estão utilizando essas ferramentas.

As mídias sociais vão muito além da comunicação nos meios sociais, elas vem se tornando cada vez mais ferramentas indispensáveis no contexto da Comunicação Organizacional, onde esta sendo abandonada a visão mercadológica e passando a dar maior ênfase pela formação de redes e valorizando relacionamentos estratégicos.

O painel IBOPE/NetRatings 2009 aponta que 28 milhões de pessoas acessaram de maneira ativa a internet nesse mesmo ano, enquanto em 2005 esse numero ficava em torno de 12 milhões, com base nesses dados percebe-se o rápido crescimento do acesso a internet. O crescimento e a importância da internet como veiculo de comunicação já são discussões de domínio publico.

Por tratar-se de uma discussão recente seria necessária uma definição do termo “mídias sociais”. Inicialmente as empresas utilizavam a internet que também era conhecida como Web 1.0 de forma mais estática, produzindo conteúdos relativos à empresa e disponibilizando em suas paginas virtuais, e a forma de comunicação nesse caso era a troca de e-mails. Já na Web 2.0 o uso da internet ocorre de maneira mais avançada e interativa, onde surgem diversas aplicações em formato de redes sociais como o Facebook, Linkedin, Orkut, Twitter, entre outros, onde os usuários deixam de serem consumidores de informação passando a serem produtores e validadores de conteúdo, proporcionando maior interatividade em tempo real.

As mídias sociais estão se estabelecendo e adquirindo um grande potencial de influenciar as relações entre as pessoas, onde as mesmas passam a ter possibilidade de criar, manipular e difundir suas próprias ideias e experiências dentro de suas redes de contatos, onde cada um pode construir seu espaço de autopromoção.

Já para as empresas privadas e sua comunicação organizacional, constate-se que não devem deixar de se inserir nesse ambiente ou ignora-lo. Para poderem competir nessa nova ordem mundial devem agir visando criar uma produção supereficiente, com inteligência em tempo real em todas as esferas do negócio, no momento atual as organizações estão cada vez mais dependentes da comunicação, precisando cada vez mais investir fortemente na comunicação com todos os seus públicos.

Com base nas informações até aqui vistas no artigo, sendo elas as mídias sociais, as organizações e a comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com