TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Introdução a Sociologia/ Pérsio dos Santos

Por:   •  8/4/2020  •  Resenha  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Crítica Introdução a Sociologia/ Pérsio dos Santos

Laís Terra Barbosa Carvalho

        Logo no começo do livro me deparo com a história do menino “Victor, o selvagem de Aveyron”. Ao meu ver o caso é muito interessante pois mostram fundamentos da sociologia, como fatos sociais e o poder coercitivo. Apesar de ocorridos como esse trem fundamentos reais, sabemos que ao longo da história, a espécie humana se organiza em grupos sociais onde cada um possui sua cultura, técnicas, conhecimentos.

A corrente que estuda esses aspectos é a Ciência Social, onde a Sociologia é um de seus ramos.

Dentro da “mãe” Ciência Social, o homem é considerado o objeto e suas relações sociais, o objetivo. Seu interesse é ampliar os conhecimentos que se tem sobre o ser humano e expandir suas interações sociais. Sua divisão é feita em quatro. Sociologia, Economia, Antropologia e Política.

  • Sociologia: estuda as relações sociais e as interações que ocorrem nas sociedades. Está ligada aos grupos sociais, atores sociais, fatos sociais, divisão da sociedade em camadas, competição e conflitos na sociedade.
  • Economia: atividades ligadas a produção, circulação, consumos e distribuição de bens. Estudo de renda em um país, política salarial, produtividade.
  • Antropologia: semelhanças e diferenças entre as culturas humanas, origem e evolução da sociedade. Seus objetos de estudo são religiões, magia, mitos, ritos, casamentos.
  • Política: poder na sociedade, formação e desenvolvimento na mesma. Podem existir diversas formas de governo.

Apesar disso, não há uma separação nítida entre as mesmas, pois elas são complementares umas às outras.

Sua história, vem desde a Mitologia grega quando os homens para compreender o fenômeno social, acreditavam queria era o senhor dos seres humanos e deuses. Na idade Média e no início da Idade Moderna, a filosofia teve grande importância para o estudo da sociedade, já que Aristóteles e Platão estudaram sobre a mesma.

Depois tivemos também o renascimento, com Maquiavel e sua belíssima obra “O Príncipe” e o Iluminismo onde Thomas Hobbes criou “O Leviatã".

A partir da página 12 do livro é falando sobre a “Nova ciência” e os filósofos e sociólogos mais abordados são: Giambattista, Jean Jacques Rousseau (O contrato social) e Freud (Princípio Prazer x Princípio Realidade).

Porém foi apenas no século XIX, que August Comte, Emile Durkheim, Max Weber e Karl Marx, deram um caráter verdadeiramente científico aos fenômenos sociais. Desses citados, o mais importante é Comte, considerado pai da Sociologia e Durkheim que demonstrou que cada fato social tem suas próprias características e afirmou que a Sociologia é o estudo dos fatos sociais.

 Este trabalho foi solicitado como atividade não presencial, em virtude do regime especial imposto pela pandemia do COVID-19, para a disciplina de SOCIOLOGIA, ministrada pelo Prof. Dr. Douglas Gonçalves da Silva.

 Aluno (a) LAIS TERRA BARBOSA CARVALHO do primeiro semestre, do curso de PSICOLOGIA, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, campus de Paranaíba/MS - CPAR.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com