TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DE INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA

Por:   •  12/5/2019  •  Resenha  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 4

GIOVANNA PRADO DE SOUSA DRE: 116077820

INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA – PROFESSOR: WILLIAM CORBO

RESENHA DO TEXTO: DURKHEIM, Émile. Prefácio da primeira edição; O que é fato social?; Regras relativas à observação dos fatos sociais. In: As regras do método sociológico. São Paulo: Abril Cultural, 1978 [1895]

Considerado por muitos como o grande fundador das Ciências Sociais, Émile Durkheim nasceu na França em 1858, faleceu em 1917 também na França. Sofreu influências do positivismo de Auguste Comte, dedicou sua trajetória intelectual a formação uma ciência que possibilitasse o entendimento dos comportamentos coletivos. A grande preocupação de Durkheim era com a explicação da sociedade após a Revolução Industrial.

A primeira parte a ser analisada é o prefácio, nela o autor dedica-se em nos apresentar o método de sua teoria sociológica. Tal método consisti em se livrar dos preconceitos, se afastar do senso comum, a principio não permitir que os mesmos orientem as análises dos fenômenos sociais. “É necessário desconfiar sempre das primeiras impressões’ essa é a primeira coisa mencionada pelo autor, ou seja, mesmo dessa maneira evita-se de estar munido de pré-conceitos a sua análise.

A preocupação inicial de Durkheim no prefácio é apresentar o Método de sua teoria, onde deve-se mantar distância do senso comum, outro ponto importante em sua teoria é que o fato social deve ser tratado como “coisa”. Ao final, o autor tem um posicionamento “racionalista”, ou seja, conclui que a intensão do Método é acrescer a conduta humana o racionalismo cientifico. mostrando as relações de causa e efeito que uma operação posterior pode transformar em regras para o futuro, bastando à ciência buscar dentro deles suas razões de ser, além de sua prática.

A seguir, no capítulo I, O que é Fato Social- o autor discutirá quais fatos podem ser colocados como “fatos sociais” e quais incrementariam a ciência sociológica de forma que a diferencia das outras ciências da natureza. O fato social é apresentado por Durkheim, como coercitivo por ser algo externo ao indivíduo, Ele cita: “Quando desempenho minha tarefa de irmão, de esposo ou de cidadão, quando executo os compromissos que assumi, cumpro deveres que estão definidos, para além de mim e dos meus atos (...) ao nascer, os fiéis já encontram formadas as crenças e práticas da sua vida religiosa (...) Bem diferente dos fenômenos orgânicos e psíquicos, os fenômenos sociais têm por sua natureza a imposição de maneiras de agir, pensar e de sentir. Manifesta-se onde há organizações definidas. Neste capitulo, Durkheim finaliza dizendo que o fato social pode ser compreendido quando dissermos que: “Fato social é toda maneira de fazer, fixada ou não, susceptível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então, que é geral no âmbito de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais”.

Para a análise e observação do fato sociológico, o método sociológico tem a necessidade de utilização de ferramentas que auxiliam na observação do fato social na sua face mais pura, um exemplo de ferramenta de análise é a estatística que auxilia e muito no objetivo de pureza nos resultados. Em suas conclusões, Durkheim, sintetiza as características de seu método, onde em primeiro lugar coloca o como independente de qualquer filosofia. Compara a atuação da lei da casualidade, no mundo biológico, psicológico e físico-quimico com o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com