TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE O TEXTO “SOCIOLOGIA”, DE ANTHONY GIDDENS

Por:   •  10/10/2016  •  Resenha  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  4.707 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DEPARTAMENTO DE DESIGN

CURSO DE DESIGN

Professor: Itamar Aguiar

Disciplina: Sociologia e Cultura

Alunas: Gislainne Alves de Oliveira, Jessiane Motta Gaspar e Marina de Brito

Turma: 2016.1

RESENHA SOBRE O TEXTO “SOCIOLOGIA”,

DE ANTHONY GIDDENS

Florianópolis, 22 de agosto de 2016


Palavras Chaves: Várias perspectivas teóricas/ Teoria especifica e de esclarecimento/ Teoria de alcance médio/ Marx Weber/ protestantismo puritano/ espírito capitalista.

O pensamento Teórico na Sociologia:

A sociologia apresenta muitas perspectivas teóricas, portanto não há um posicionamento universal dentro dela, até porque dentro da complexidade do ser humano é pouco provável que uma teoria pudesse abranger todos os aspectos do ser.

A diversidade na verdade deve ser vista como vasta fonte de ideias e inspiração. Algumas teorias são mais precisas, partem da racionalidade, outras o esclarecimento. O interessante é que Robert Merton aponta que os sociólogos devem direcionar seus estudos para a teoria do alcance médio.

Teoria do alcance médio:

São aquelas bem especificas e que a partir de uma pesquisa pode ser testada, mas abrangerá uma serie de fenômenos. Ex: Teoria da pobreza relativa. (O modo como às pessoas avaliam suas circunstancias depende da comparação). Quanto mais abrangente e ambiciosa for uma pesquisa mais difícil será testa-la. Porém não se apresenta nenhuma razão obvia para deter o conhecimento na teoria de médio alcance. Para entender o porquê dessa observação analisa-se Marx Weber.

A ética Protestante:

Weber queria apenas responder a um questionamento, Por que o capitalismo apenas se desenvolveu no ocidente? O que aconteceu para haver o progresso econômico tão grande. Para responder a questão devemos entender o ponto chave, aquilo que separa a indústria das antigas formas de fabricação da época. O desejo de acumular riquezas foi sempre presente na humanidade, pois gera, conforto, luxo, segurança, coisas das quais o ser humano sempre privilegiou.

Mas de acordo com o Weber à medida que o ocidente foi avançando na economia, esse adotou uma postura diferente perante o acumulo de bens, é o que Weber chama de espírito capitalista.  Que nada mais é do que valores adotados pelos primeiros mercadores e industriais, nela constitui a ideia de acumular bens, mas não de usa-la para obter uma vida luxuosa.  Essa foi uma das características vitais para o avanço econômico e o fortalecimento dos empreendimentos da época. Para Weber esses valores estavam intimamente ligados à religião, especialmente ao protestantismo puritano, (religião predominante entre os primeiros capitalistas, que apoiavam a doutrina de Calvino) que possui ideais que eram fonte direta para o espírito capitalista.

  • Primeiramente, Deus dava a cada um uma vocação para a maior glória Dele.
  • Segundo apenas alguns seriam os eleitos destinados ao Céu, sendo do que nada que você fizer nesta Terra não mudará a sua predestinação como eleito ou não. Porém a sua ideia foi vista por meio de uma lente distorcida, pois para muitos o fato de ser ter uma vocação de alta prosperidade aqui na Terra já o apontava como um eleito.
  • Sendo assim muitos batalhavam para alcançar o sucesso, mas luxo era visto como algo mal, então levavam uma vida singela.

Resumidamente os puritanos tiveram posturas que afetaram o desenvolvimento da vida moderna.

Criticas a Teoria de Weber:

  • A perspectiva do espírito capitalista já era presente nas remotas civilizações Italianas, e a ideia de “trabalho por vocação” já era presente na doutrina Católica. Mas apesar disso, a teoria ainda continua válida e muito esclarecedora.

A teoria de Weber satisfaz aspectos importantes do fundamento teórico sociológico.

  1. Contra Intuitiva: Rompe com o senso comum que havia na época, (não nenhum estudo que associasse o surgimento do capitalismo com a religião).

  1. Desvenda, abre para outro Enigma: A teoria deixa um questionamento no ar, afinal porque se esforçar tanto para viver de maneira tão simples.

  1. A teoria vai além do propósito: Sua intenção era apenas o aprofundamento nas origens do capitalismo, jamais supondo que teriam ligação com aspectos religiosos.
  1. Está teoria gera e estimula novas ideias e teorias, ou seja, não há prazo de validade.

Conclusão:

É fundamental que a sociologia não ter um posicionamento teórico, expandir e explorar o máximo possível de questões e não se deter a teoria de alcance médio é fundamental, pois quanto mais abrangente for à pesquisa, mais questões, mais ideias e debates ela vai gerar, mais aos critérios teóricos sociológicos ela vai atender. A teoria de Weber apesar das criticas tem um valor inquestionável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (157.2 Kb)   docx (39.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com