TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Etipo Rei

Ensaios: Resenha Do Etipo Rei. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 4

A historia começa em Tebas, Édipo era filho de Laios e na época era rei de Tebas, casado com Jocasta, o rei Laios foi amaldiçoado pelo oráculo. Essa maldição era que Laios fosse morto pelo seu primeiro filho e o mesmo despojaria sua própria mãe.

Jocasta engravida, e Laios querendo evitar a tragédia exige a morte de seu primeiro filho que se chamaria Édipo logo no nascimento, mas as coisas não saíram como planejadas Édipo foi salvo por um pastor que o entrego ao rei de Corinto, Polibio.

Plíbio acolheu Édipo como se fosse seu filho, agora já adulto Édipo descobre sobre a maldição, de que ele como sendo o primeiro filho mataria seu pai e despojaria de sua mãe, mas Édipo não sabia que Políbo não era seu pai biológico, ele foge de Corinto para evitar este desastre, e segue para Tebas.

Na ida para Tebas ele encontra um monte de mercadores e Laios, o pai que o tinha abandonado, Édipo sem saber que seu verdadeiro pai estava ali no meio mata todos e segue com sua viagem.

Quando chega na cidade Édipo livra todas de um acontecimento horrível como recompensa ganha a mão da rainha viúva Jocasta, que por sua vez era sua mãe biológica.

Édipo continua não sabendo de nada, casa com Jocasta e tem dois filhos, estava tudo bem, quando após um tempo a cidade de Tebas começa a passar por dificuldades, então a população pede ajuda ao Rei, e o mesmo resolve consultar o oráculo.

Depois de consultar o oráculo Delfos, que responde pelo Deus Apolo, os tebanos são alertados de que há algum morador de Tebas que provoca ira nos Deuses, e que essa pessoa era o assassino de Laios.

Édipo então resolve tomar uma atitude e livrar seu reino e a cidade deste mal, ele pede ajuda aos Deuses, pedindo que caia uma maldição em quem havia matado o rei Laios. Jocasta e Édipo discutem sobre isto, ela diz que quando houve a morte do marido um escravo que estava acompanhado ele consegui fugir ao serem atacados, Édipo ordena a presença do escravo, com a chegada do escravo o rei faz varias perguntas mas ele não se lembra do rosto da assassino, nesse momento Édipo começa a lembrar da viagem que havia feito de Corinto à Tebas, e que no caminho tinha matado uns viajantes que passaram por ele.

No meia dessa discussão chega um mensageiro dizendo que Políbio acabara de falecer, Édipo então menciona que o oráculo tinha errado. Mas tudo começa a se encaixar, Édipo descobre que seu verdadeiro pai era Laios, e que quando bebe deveria ter sido morto, ele ainda tinha as cicatrizes nos pés, descobriu então que não foi morto como deveria ser, e percebe que matou seu pai Laios no dia em que estava indo para Tebas quando encontrou os viajantes, quando chego em Tebas casou com Jocasta sua própria mãe, teve dois filhos, e percebeu também que o oráculo não tinha errado a maldição caiu sobre ele mesmo.

Depois de Édipo descobrir tudo, vê a situação e resolve furar seus próprios olhos e se exilar, Jocasta se suicida ao ver Édipo, e a historia fica conhecida como a maior tragédia da Grécia Antiga.

4.Avaliação Crítica da Obra

Édipo Rei de Sófocles traz em si uma história emblemática da condição humana, onde os deuses são o cerne da vida na Terra. Na obra, vemos Apolo, um dos deuses olímpicos, como único autor do destino do rei de Tebas, Édipo. A situação em que ele se encontra, seria o de ser filho de quem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com